sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ação de limpeza na ilha da Culatra, dia 29 de setembro

    A Ilha da Culatra, em Faro, vai ser alvo, dia 29 de setembro, de uma ação de limpeza promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que prevê a participação de uma centena de pessoas.

Está garantido o transporte a partir do Cais Comercial de Faro, com encontro marcado para as 8:30 horas e partida meia hora depois. A recolha do lixo começa às 10:00, com pausa para almoço, e o regresso a Faro ocorre às 17:30 (horário de saída da Culatra).

Esta iniciativa justifica-se na medida em que a Ilha da Culatra “constitui abrigo para efetivos de avifauna, desempenhando um papel essencial no ecossistema do Parque Natural da Ria Formosa”, revela a organização.

Estes locais encontram-se sujeitos a intensa procura e utilização durante os meses de verão, gerando importantes proveitos socio económicos. No entanto, no final de cada época balnear, esta ilha acaba por ficar com resíduos que se acumulam nas margens, nos regolfos do lado da ria e nas praias e dunas, empurrados pelo vento ou deixados por veraneantes menos cumpridores.

Face à importância da conservação e proteção do ecossistema é necessário proceder à limpeza destes locais e igualmente sensibilizar a população para o problema e para a importância de conservar esta zona natural.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Faro, Agência Portuguesa do Ambiente e Associação dos Moradores da Ilha da Culatra.

Para participar nesta ação de preservação e de sensibilização, os interessados devem enviar a sua inscrição para o endereço eletrónico daem.dpoem@cm-faro.pt.

Fonte: Diário online



0 comentários:

Enviar um comentário