sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Alertas ambientais, ajude a proteger a Serra da Estrela



 

    Registo de alerta ambiental

    O GeObserver leva a cabo mais uma iniciativa de defesa ambiental.

"Observar para Preservar” é o lema do GeObserver, e ninguém melhor que os cidadãos para ajudar na preservação da Serra da Estrela, alertando e denunciando atentados e crimes ambientais que aqui ocorrem.

 

Dos dados recolhidos apenas serão tornados públicos os elementos relativos aos alertas ambientais. A protecção dos dados relativos à identificação de quem os fornecer está salvaguardada e em situação alguma será divulgada. Caso seja levada a cabo qualquer acção de prevenção ou sensibilização esta será em nome das entidades envolvidas neste projecto.

 

Registe os seus alertas e ajude a conservar a nossa serra: http://www.geobserver.org/regist_alert

 

Ficamos à espera dos seus alertas, a serra agradece!


O GeObserver é um sistema de informação geográfica (SIG) da Serra da Estrela construído com suporte em dados georreferenciados de vários tipos (meteorologicos, geográficos, geológicos, humanos, faunísticos, florísticos, etc.) servindo assim de base informativa e de prevenção a vários fins e entidades que tenham como objectivo comum a defesa dos valores ambientais e patrimoniais da Serra da Estrela.
A missão do GeObserver é recolher informação da Serra da Estrela, organiza-la tornando-a acessível e útil para estudo, investigação e preservação cultural e patrimonial deste monumento natural.

Os nossos esforços concentram-se na obtenção e tratamento da informação

Obter informação não chega, devemos trabalha-la para depois a disponibilizar.
A plataforma é alimentada com dados recolhidos e supervisionados por técnicos experientes e com competências em cada uma das diferentes áreas, assim como automaticamente através de serviços de entidades externas, no caso de dados sensíveis e que careçam de actualizações permanentes e em tempo real.
Esta informação deve ser analisada e confirmada para que seja fidedigna e constitua uma fonte de informação realmente importante. A integridade da informação é muito importante para o GeObserver.
O GeObserver tem assim a informação necessária para permitir a realização de análises espaciais e temporais, possibilitando o cruzamento dos dados armazenados, conferindo-lhe desta forma um importante papel nas actividades de planeamento e gestão patrimonial e ambiental, gestão de recursos naturais, infra-estruturas, ordenamento florestal, cadastro, entre outros, na região da Serra da Estrela.
Deste modo o sistema será uma base não só informativa e de decisão mas também colaborativa pois poderá ser utilizada por diversas entidades que tenham por meio de estudo comum esta área geográfica.
A integridade dos dados é a nossa principal preocupação podendo por isso o acesso a cada tipo de informação e funcionalidade variar em cada caso (Condições de acesso).

As entidades e utilizadores são importantes para nós

Todas as entidades, públicas ou privadas, que tenham como propósito obter dados sobre o maciço da Serra da Estrela para fins de estudo, investigação, prevenção ou utilidade pública, poderam ter acesso à informação disponibilizada no sistema, respeitando as condições de acesso. A união de esforços é muito mais rentável que o trabalho individual e por isso mesmo a troca de informação entre entidades e utilizadores, a estas associados, é benéfica para todos os que usufruem desta plataforma. A troca de informação é a base do conhecimento, e a visão das coisas é sempre alterada quando observada por olhos diferentes.

A usabilidade é nossa preocupação

Se proporcionarmos a melhor experiência ao utilizador o mais provável é obtermos retorno do mesmo. Sabemos que a apresentação da informação é muito importante e possibilitamos que a mesma seja mostrada e disponibilizada de diversas formas. O acesso à informação pode ser feito directamente no sistema com as respectivas credenciais de acesso, mediante registo prévio. Poderá também ser obtida através de webservices disponibilizados para cada tipo de informação pretendida.

0 comentários:

Enviar um comentário