sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

UICN: Um quinto dos répteis em risco de extinção


   Ameaça é particularmente elevada nas regiões tropicais, sobretudo devido à transformação dos habitats naturais para o uso agrícola e florestal.
Cerca de 19% dos répteis de todo o mundo correm o risco de extinção, de acordo com um estudo apresentado na sexta-feira pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O estudo, publicado na revista Biological Conservation, é a primeira análise abrangente do estado de conservação de cobras, lagartos, tartarugas, crocodilos e outros répteis.

"Mais de 200 especialistas mundiais avaliaram o risco de extinção de 1500 répteis de todo o mundo que foram seleccionados aleatoriamente", representando este estudo uma amostra de 16% das espécies conhecidas, explica a organização, que se associou para este estudo com a Sociedade Zoológica de Londres.

"Os resultados estão a fazer soar o alarme relativamente ao estado dessas espécies e as crescentes ameaças que elas enfrentam", disse um dos coordenadores, citado pela AFP.

Outra conclusão deste estudo é que a ameaça de extinção varia de acordo com a espécie, parecendo, por exemplo, que as tartarugas de água doce estão muito mais ameaçadas do que os répteis terrestres.

Para todos os répteis, a ameaça é particularmente elevada nas regiões tropicais, sobretudo devido à transformação dos habitats naturais para o uso agrícola e florestal


Fonte: Rádio Renascença

0 comentários:

Enviar um comentário