quinta-feira, 30 de maio de 2013

Oficina do Cuscos nos dias 29 e 30 de Junho em Vinhais


    A Associação TARABELO é uma organização sediada em Vinhais, Trás-os-Montes que explora as temáticas do desenvolvimento rural e da conservação da natureza e tem por principal objectivo a criação de sinergias que possam tornar as aldeias e o seu peculiar modo de vida atractivas aos seus habitantes, dando a conhecer o seu património e a sua profunda ligação com a manutenção da biodiversidade.
 Após a celebração da importância dos Moinhos-de-água e a colocação em funcionamento dos mesmos no passado mês de Abril, a Tarabelo pretende agora chamar a atenção para a existência do Cusco transmontano. O Cusco é um alimento produzido a partir da farinha da variedade de trigo barbela, e chegou ao nosso país através da influência magrebina, aquando da presença muçulmana em Portugal. Tendo desaparecido de lugares mais evidentes como o sul e centro de Portugal, encontra-se bem cristalizado na tradição transmontana, apesar do seu sério risco de desaparecimento.
Este saboroso recurso gastronómico encerra histórias e saberes ancestrais, que pretendemos dar a conhecer a todos, com o apoio das mulheres que ainda mantêm esta actividade.
Informação adicional pode ser encontrada na feliz e oportuna plataforma memoriamedia: http://www.memoriamedia.net/central/index.php?Itemid=207&id=25&option=com_content&view=article
A Associação Tarabelo vem por este meio convidar-vos a divulgar e participar nesta Oficina do Cusco, cujo programa pode ser encontrado seguidamente:

Sábado, 29 de Junho, Sábado, aldeia de Fresulfe
10h00 – Apresentação do Cusco e suas etapas de confecção. Início da oficina do Cusco;
13h00 –Almoço;
14h00 – Continuação dos Trabalhos;
18h00 – Encerramento da oficina;
20h00 – Jantar convívio;
21h00 - Projecção de filme.

Domingo, 30 de Junho, Domingo, aldeia de Fresulfe
10h00 – Cozinha experimental: confecção de pratos com Cusco;
13h00 - Almoço campestre na praia fluvial;
14h30 – Passeio pedestre;
17h00 – Encerramento da actividade.

Há condições especiais para sócios da Associação Tarabelo! Basta inscrever-se e pagar uma quota anual de 10 euros.

Teremos todo o gosto em facilitar a deslocação de interessados a Vinhais, auxiliando na marcação de alojamento e refeições.

As inscrições poderão ser realizadas através de associacaotarabelo@gmail.com, www.facebook.com/Tarabelo ou através dos contactos 00351 96 787 67 20 e 00351 273 695 149.

Agradecemos confirmação da V.participação,

0 comentários:

Enviar um comentário