segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Brasil: Número de guarda-parques é insuficiente

Cinco décadas após a morte de Henrique Luís Roessler, pioneiro do ambientalismo, a fiscalização de áreas protegidas em seu estado natal – uma de suas principais bandeiras – continua longe do ideal.
Segundo a chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Márcia Corrêa, o Rio Grande do Sul conta hoje com 70 guarda-parques. Eles são responsáveis por fiscalizar 23 unidades de conservação. A maior delas, o Parque Estadual do Turvo, tem 17 mil hectares e apenas oito guardas.
Para 2014, o governo prepara um concurso público com 50 vagas. Márcia ressalta que a fiscalização é importante, mas que ações voltadas à conscientização também estão nos planos da secretaria. Uma das iniciativas em andamento é a realização de palestras e oficinas com moradores que vivem próximo das áreas protegidas. “Até porque o Roessler também era um educador”, observa.
Uma das consequências da falta de educação ambiental, segundo Márcia, é o fato de os guarda-parques do Rio Grande do Sul ainda terem de usar armas para trabalhar. Em muitos estados, a prática já foi abolida.

Fonte: Danton Júnior/correio do povo

1 comentários:

Enviar um comentário