segunda-feira, 24 de março de 2014

Baião: Rios Ovil e Teixeira repovoados com trutas

Os rios Ovil e Teixeira ganharam mais de 6000 novos habitantes no dia 19 de Março. São trutas "truta fário" (Salmo trutta L.) e foram trazidas para os cursos de água baionenses por um técnico do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas após um contacto estabelecido pela Câmara Municipal de Baião.

Esta acção de repovoamento dos rios insere-se na estratégia de preservação da fauna e da flora concelhias que tem sido seguida pela autarquia baionense.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira explicou que esta é mais uma das medidas da autarquia para promover o equilíbrio ambiental do concelho que se orgulha do seu lema "Baião Vida Natural". "Somos o concelho do distrito do Porto com maior percentagem de áreas verdes no seu território e temos vindo a desenvolver medidas no âmbito da sensibilização ambiental, da reflorestação e da eficiência energética, mas também da qualificação do território no âmbito da recolha e tratamento de resíduos sólidos e do saneamento", observou Paulo Pereira, acompanhado pelo vereador do Urbanismo e Ambiente, Henrique Gaspar. Para o autarca é importante que Baião seja um concelho com mais qualidade de vida para os baionenses e mais atractivo para os visitantes.

No rio Ovil os repovoamentos foram feitos nos lugares de Outoreça e na zona de Lazer da Fraga do Rio, ambos situados na freguesia de Campelo e Ovil. No rio Teixeira a ação decorreu em Várzea (Teixeira e Teixeiró) e em Arufe (Loivos da Ribeira e Tresouras).

Nas acções participaram o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, a associação Ecosimbioses, as freguesias de Campelo e Ovil e de Loivos da Ribeira e Tresouras e a Associação de Caçadores e Pescadores de Ovil e Loivos do Monte.
TRAZER VIDA AOS RIOS DE BAIÃO

Esta actividade surge no seguimento de dois outros repovoamentos com trutas realizados no concelho de Baião em 2010 e em 2011. Na primeira destas ocasiões foram colocados nos rios Ovil e Teixeira cerca de 3000 ovos de truta fário. Já em 2011, por iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, efectuou-se outro repovoamento, desta vez apenas no Ovil, tendo sido ali colocados 3500 espécimes.

Fonte: Notícias de Resende

0 comentários:

Enviar um comentário