terça-feira, 17 de junho de 2014

Vigilante da Natureza João Correia no Seminário Europeu de Park Rangers



No seguimento da minha participação no 3º Seminário de Treino de Rangers Europeus (European Ranger training seminar), que decorreu na ilha de Brijuni, no Brijuni National Park, na Croácia, entre 13 e 17 de Maio de 2014, sob o lema “Connecting Rangers across Europe – new beginnings, apresento de seguida uma descrição do evento:
1.       O Parque Nacional de Brijuni tem 3.395 ha. 
2.       O seminário contou com a presença de cerca de 118 participantes, de 20 países europeus (Roménia, Suíça, Inglaterra, Dinamarca, Finlândia, Croácia, Monte Negro, Islândia, Alemanha, França, Eslovénia, Portugal, Hungria, Polónia, Noruega, Itália, Escócia, República Checa, Espanha e Sérvia).
3.       O seminário foi organizado pela Associação de Rangers Croatas (Croatian Ranger Association) em colaboração com a IRF (International Ranger Federation), com o apoio do Governo Croata, em concreto do Ministério do Ambiente e da Conservação da Natureza.
4.        Os acontecimentos que dominaram o evento foram (Programa em anexo):
v  No 1º dia (13 de Maio)
Ø  Realizou-se a cerimónia de abertura do Seminário, com a presença das seguintes individualidades: o Secretário de Estado do Ministério do Ambiente e da Conservação da Natureza, o Sr. Nenad Strizrep, o Director do Parque Nacional de Brijuni, o Sr. Sandro Dujmovic, o Presidente da IRF, o Sr. Sean Willmore, o Presidente da Associação Croata de Rangers, o Sr. Branko Stivic, e o Delegado Europeu da IRF, o Sr. Florin Halastauan, que proferiram as boas-vindas a todos os participantes.
 
No 2º dia (14 de Maio)
Ø  Durante a manhã decorreram as seguintes apresentações: “As Áreas Protegidas Croatas”, “A implementação da Rede Natura 2000 na Croácia” e o “Projecto de criação da imagem de marca das Áreas Protegidas Croatas”, este último relativo ao estabelecimento de uma simbologia específica para as Áreas Protegidas, para os uniformes dos rangers e para os veículos.
Ø  Posteriormente realizaram-se quatro palestras subordinadas aos temas: a) Junior Ranger Programs; b) Ranger communications network development; c) Twin projects; e d) Training rangers programs in Europe. Na continuação desta actividade decorreu, da parte da tarde, a análise e a discussão dos temas, divididos por grupos de trabalho. 

Ø  O representante de Portugal, o Vigilante da Natureza João Correia, participou no grupo de trabalho relativo ao tema “Training rangers programs in Europe”. Neste grupo de trabalho foi apresentado o “Ranger Training – The 6 Losehill Principles”, sendo estes: 1) Consciência das normas internacionais/nacionais e da ética ambiental; 2) Boas capacidades de comunicação; 3) Compreensão das relações entre a paisagem, a biodiversidade e a cultura, e dos conflitos entre estes; 4) Conhecimento e capacidade de lidar com segurança dos visitantes e com situações de emergências; 5) Capacidade de analisar, monitorar e apresentar relatórios dos recursos naturais; e 6) Conhecimento dos habitats e da sua gestão.
Ø  Durante a sessão a Associação de Rangers Checos fez a apresentação dos seus métodos de treino e deu-se início ao debate, com a Escócia, a Alemanha, a Eslovénia, a Noruega e a Roménia, a fazerem um resumo do seu sistema de ingresso e de formação de rangers. Também foi discutido a eventual implementação de um Manual do Ranger Europeu.
Ø  Do debate conclui-se que é essencial a criação de um programa de formação continua em trabalho (on-the-job training) para todos os Rangers, com recurso ao conhecimento internos, quer dos serviços (técnicos), quer de outros rangers. Esta formação é mais adequada e é também a menos dispendiosa, o recurso à formação externa (off-the-job training) é essencialmente aconselhada para a aprendizagem de técnicas específicas, sendo também a que apresenta custos mais elevados. Assim, o plano de formação dos rangers deverá ser precedido de uma avaliação das suas necessidades e ser realizado de acordo com estas, tendo sempre em conta a melhor gestão dos recursos. Também se conclui a necessidade de realização de um Manual do Ranger Europeu, a implementar com o apoio da IRF. Por último, concluiu-se que a implementação de um sistema de formação ao nível Europeu é um projecto de difícil, mas enriquecedor, devido à diversidade de culturas e de línguas existentes no espaço Europeu.
 
Ø  Após o fecho dos grupos de trabalhos realizou-se uma visita à ilha de Brijuni, de comboio, nomeadamente aos locais mais emblemáticos, durante a qual foi feita uma breve apresentação histórica da ilha.
Ø  Para finalizar efectuou-se uma visita à exposição fotográfica dedicada à figura do presidente Josip Broz Tito, que utilizou aquela ilha como residência oficial de verão.
 
v  No 3º dia (15 de Maio)
Ø   Realizou-se uma saída de campo (field work shops) ao Parque Nacional de Risnjak (lince em croata), dedicada ao tema dos grandes carnívoros europeus (urso, lobo e lince). O Parque Nacional de Risnjak tem 6350 ha.   
Ø  Durante a saída de campo foi realizada uma palestra pelo Prof. Duro Huber, da School of Veterinary Medicine of the University of Zagreb, sobre os planos de gestão para os grandes carnívoros, na Croácia, seguida da demonstração das técnicas de captura e imobilização daquelas espécies.
 
Ø  Durante esta acção foi realizada a biometria de um cadáver recente de um urso, com 6 meses, que foi atropelado por um comboio. Em paralelo, e por grupos, decorreu a actividade de localização de um colar transmissor recorrendo à técnica da telemetria.
 
Ø  O resto do dia foi preenchido com a realização de um trilho pelo Parque Nacional, onde foi possível testemunhar a enorme destruição causada na floresta (árvores tombadas e partidas) por um inverno impar, em que uma forte queda de neve seguida de ventos fortes, provocou a queda e a quebra de árvores.
 
Ø  A realização do trilho foi interrompida a meio para assistir à manufactura de tabuas de madeira em bruto (wooden shingles) para a cobertura de telhados e exteriores das casas típicas da região. A técnica utilizada recorre á separação manual dos troncos de madeira.
 

v  No último dia (16 de Maio)
Ø  Realizou-se a cerimónia oficial de encerramento do seminário, com a presença das altas individualidades presente na cerimónia de abertura, onde o Presidente da IRF chamou a atenção para as datas dos futuros eventos importantes (Key Dates) para os rangers a nível mundial.

Ø  De seguida ocorreu uma viagem de barco ao arquipélago de Brijuni, com uma visita à segunda maior ilha, a ilha de Mali Brijun. Aí visitamos uma fortificação militar do império austro-húngaro, que por vezes é utilizada para a realização de peças de teatro.
 
Ø  Para finalizar o evento realizou-se um jogo de futebol entre os rangers Croatas versus os rangers dos outros países. Sendo de salientar que a confraternização e a troca de experiência foi uma constante durante todo o seminário.


0 comentários:

Enviar um comentário