sexta-feira, 13 de março de 2015

Vigilantes da Natureza realizam Censos de Perdiz no PNSAC


Na perspetiva de que para uma correta exploração das populações cinegéticas é necessária informação rigorosa acerca das espécies, o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC) realizou nos dias 3, 4 e 6 de março de 2015 censos dirigidos à Perdiz-vermelha (Alectoris rufa). Os locais selecionados para amostragem da população de perdiz, foram a serra dos Candeeiros, zona norte e zona sul, e a serra de Aire, tendo as batidas nestes locais sido realizadas por vigilantes da natureza afectos ao PNSAC, ao Parque Natural Sintra-Cascais (PNSC), à Reserva Natural do Paul do Bouquilobo (RNPB) e à Reserva Natural da Berlenga (RNB). Contou ainda com a participação de dois técnicos superiores do PNSAC, sendo que um deles assegurou a coordenação técnica dos censos de perdiz.
A realização destes censos têm como objetivo monitorizar anualmente a densidade da população de Perdiz-vermelha e comparar a sua evolução ao longo do tempo, bem como avaliar a pressão cinegética na Área Protegida, tendo esta espécie como indicadora para o efeito.

Não menos importante é também um dos objectivos do DCNF-LVT/PNSAC promover através dos censos de perdiz um relacionamento mais direto com as entidades gestoras de zonas de caça, pelo que este processo é aberto aos diferentes agentes ligados à atividade cinegética e à população.

Os censos à perdiz na área do PNSAC têm sido realizados regularmente desde o ano de 2002, e neles tem participado, para além de funcionários do ICNF, Associações e Clubes de Caçadores implementadas na Área Protegida, Sapadores Florestais e voluntários.

0 comentários:

Enviar um comentário