terça-feira, 29 de setembro de 2015

Nova Zelândia anuncia criação de grande santuário marinho

A Nova Zelândia anunciou esta terça-feira a criação, no sul do Pacífico, de um gigantesco santuário marinho, de mais de 620.000 quilómetros quadrados, onde estarão proibidas a pesca e actividades de mineração.

O santuário marinho das Kermadec compreenderá uma zona de superfície quase equivalente a França, situado em torno do arquipélago que leva o nome do navegante francês do século XVIII, a cerca de mil quilómetros a nordeste da Nova Zelândia.
«Esta é uma das regiões de maior diversidade do mundo no plano geográfico e geológico», declarou em comunicado o primeiro-ministro neozelandês, John Key, actualmente nos EUA para a Assembleia Geral da ONU.
Key citou a presença na zona do arco vulcânico submarino mais longo do planeta e uma das fossas oceânicas mais profundas.
O novo santuário é um refúgio para milhares de espécies, incluindo baleias, golfinhos, tartarugas e aves marinhas.
A decisão foi saudada pelas associações de defesa do meio ambiente, que destacaram que os santuários marinhos do Pacífico representam agora mais de 3,5 milhões de quilómetros quadrados.
Em Setembro de 2014, os EUA multiplicaram por seis a área do parque «Pacific Remote Islands Marine National Monument», que com uma superfície de 1,2 milhões de quilómetros quadrados no Pacífico é o maior santuário marinho do planeta.


Fonte: Diário Digital

0 comentários:

Enviar um comentário