quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O Presidente da ERF – European Ranger Federation em Portugal


Frank Gruetz estará em Portugal na Conferência da EUROPARC de 06 a 10 de setembro de 2017.
A Federação EUROPARC é a rede para o património natural e cultural da Europa. Fundada em Basileia, no ano de 1973, o seu trabalho tem por base a melhoria da gestão das Áreas Protegidas na Europa através da cooperação internacional, o intercâmbio de ideias e experiências, e influenciando a política.
Com sede em Regensburg (Alemanha), escritório em Bruxelas (Bélgica) e com membros ativos e seções em toda a Europa, a EUROPARC procura apoiar os seus membros na conservação das Áreas Protegidas europeias. A Federação EUROPARC dedica-se à conservação da natureza e ao desenvolvimento sustentável da biodiversidade da Europa, promovendo a paisagem holística nas diversas abordagens da sua gestão.
Muitos projetos e programas foram implementados e concluídos desde que a Federação EUROPARC iniciou a sua atividade. A Federação tem contribuído significativamente para aumentar a consciência pública sobre Áreas Protegidas e estimular políticas europeias de conservação da natureza.
Atualmente, a EUROPARC representa centenas de entidades responsáveis e milhares de Áreas Protegidas em 36 países, e é reconhecida em todo o mundo como uma rede profissional de Áreas Protegidas europeias. A EUROPARC está atenta aos desafios atuais e futuros que a natureza enfrenta e todos têm uma palavra a dizer.
A Conferência EUROPARC é um evento europeu com um enfoque internacional, que reúne vários especialistas em torno de questões temáticas relacionadas com a conservação da natureza e do património cultural, bem como a gestão sustentável de todas as atividades dentro de áreas protegidas e classificadas. O evento acontece em Portugal, de 6 a 10 de setembro, numa área geográfica de enorme valor ambiental e cultural, composto por Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
O tema para o evento é Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores para as Pessoas e Natureza na Europa e irá centrar o debate sobre o papel das áreas protegidas como territórios modelo para promover um desenvolvimento socialmente mais inclusivo, ambientalmente saudável e economicamente justo para todos.

O nosso Presidente estará como moderador no Workshop intitulado: OS NOVOS “RANGERS” DOS PARQUES – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA EQUIPAS DE VIGILANTES DA NATUREZA MAIS EFICAZES

Por todo o mundo, os Park Rangers (Vigilantes da Natureza) aparecem na linha da frente no que diz respeito à conservação da natureza. Eles são o rosto e os embaixadores dos seus Parques junto do público. A variedade de tarefas e deveres dos Park Rangers é muito ampla, desde patrulhar e manter a ordem até à educação ambiental, monitorização da fauna selvagem e gestão dos recursos. Tal como as tarefas dos Park Rangers na Europa que são bastante amplas, também os programas de formação dos Park Rangers nos diferentes países da Europa vão variando. Iremos examinar alguns programas de formação para Park Rangers e abordagens na Europa, realçando as competências e standards necessários para um “novo” Park Ranger.

APGVN

0 comentários:

Enviar um comentário