quinta-feira, 27 de novembro de 2008

ANA vai financiar a recuperação de aves no Parque Natural da Ria Formosa

A ANA - Aeroportos vai subsidiar a recuperação de aves no Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). O Centro de Recuperação de Aves desta área protegida vai passar a ser financiado com uma verba anual de 40 mil euros, mas a sua gestão passará para as mãos de privados. Esta verba é atribuída como forma de compensar o impacto negativo que o Aeroporto tem sobre a avifauna.


No âmbito do processo do Bussiness & Biodiversity, que o ICNB iniciou há cerca de dois anos, foi proposto à ANA o alargamento dessa parceria. Assim a empresa, que tutela o Aeroporto de Faro como os outros aeroportos portugueses, patrocinará não só este centro, mas também o Centro de Recuperação de Seia no Parque Natural da Serra da Estrela.

Tanto no caso do Algarve, como no da Serra da Estrela, a atribuição da gestão dos centros será feita por concurso. Este é um trabalho que Daniel Santos já realiza no PNRF desde há 20 anos, altura em que o centro de recuperação abriu.

O Vigilante da Natureza assegura há muito o funcionamento deste centro e pelas suas mãos já passaram milhares de aves, que foram tratadas, recuperadas e libertadas de novo na natureza. Apesar da falta de dinheiro no Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), Daniel Santos consegue manter o centro em funcionamento, arranjando sempre maneira de garantir o alimento e medicamentos para todos os seus hóspedes.

Fonte: Jornal Barlavento

0 comentários:

Enviar um comentário