quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A Ass. Espanhola de Agentes Forestales y Medioambientales reuniu-se em Segóvia

Nos dias 15 e 16 de Novembro realizou-se no Centro Nacional de Educação Ambiental (CENEAM) Valsaín, Segóvia, Espanha, a IX Assembleia Ordinária e a V Extraordinária da Asociación Española de Agentes Forestales y Medioambientales, foram abordados temas como a sua posição em relação ao uso de armas, a possibilidade de uma regulamentação estatal ou o estabelecimento de identificadores comuns.


Na Assembleia Ordinária para além dos aspectos relacionados com a gestão da entidade, foram tratados os seguintes temas:

• Aprovação de um manifesto para esclarecer a posição da AEAFMA, e eliminar distorções e manipulação de informação em relação ao uso de armas pelos Agentes Forestales y Medioambientales, deixando claro que aquilo que se está a reivindicar é que o cartão de identidade profissional de cada agente seja o documento que ampare a utilização da arma que o mesmo utiliza no exercício das suas funções, e não armas para todos os agentes em Espanha.

• Possibilidades de uma regulamentação comum a nível estatal: concluiu-se que só existem duas vias: por uma lei orgânica ou por uma lei que defina como básicos alguns preceitos, que sejam aplicadas em todo o Estado. Na opinião da Assembleia, a inclusão do Corpo Nacional numa lei orgânica que assegure a manutenção das suas funções e competências com mais garantias de que uma lei básica. A este propósito, acordou-se estudar a possibilidade da inclusão dos Agentes Forestales na lei de Forças e Corpos de Segurança.

• Ficou patente a conveniência de se dispor de algum elemento identificador comum a nível de Estado (imagem corporativa, rotulagem e / ou cor de veículos ou uniformes ...), acordou-se em se apresentar propostas para a próxima reunião. Em relação a este ponto, assistiram representantes do El Corte Inglés, e das marcas Goretex, Grifone, e do calçado Robusta, que fizeram uma apresentação interessante sobre os uniformes dos Agentes Forestales.

• Foi feita a entrega das distinções aos sócios de honra Luis Cavero Sancho, Subinspector Medioambiental da Região de Múrcia e Director da revista "Guardabosques", e a Alfredo Gonzalez Rincon, Chefe da Secção de Agentes Medioambientales da Região de Múrcia, pelo seu apoio aos Agentes Forestales e sua importante contribuição na organização e realização do Primeiro Congresso dos Agentes Florestais e Ambientais, de Espanha.

Na Assembleia Extraordinária, foi aprovada a proposta de estabelecer um acordo com a Associação dos Guardasparques do Amapá, da Amazónia Brasileira. Este acordo de colaboração permitirá, entre outros, o intercâmbio de formação, instrução, e auxílio com o fornecimento de equipamentos e uniformes para Guardaparques do Amapá.

Fonte: Revista Guardabosques

0 comentários:

Enviar um comentário