quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Comemorações do Dia Nacional do Vigilante da Natureza - 2.02.2009

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GUARDAS E VIGILANTES DA NATUREZA

O “Dia Nacional do Vigilante da Natureza” comemorou-se em 2 de Fevereiro. A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) assinalou esta data com a adesão à “Rede Oxigénio”, projecto da Cascais Natura Agência do Ambiente, adoptando uma parcela do Bosque do Pisão de Baixo, com gestão conjunta durante 5 anos.

Participaram nesta iniciativa, o Presidente do Instituto da Conservação da Natureza, Engenheiro Tito Rosa; o Presidente da Agência Cascais Natura, Dr. Carlos Carreiras; a Directora do Departamento de Áreas Classificados de Lisboa e Oeste, Engenheira Sofia Castel-branco da Silveira; o Director do Departamento de Áreas Classificadas do Sul, Dr. João Alves; o Vereador da Câmara Municipal de Cascais e em Representação do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, Dr. Pedro Lopes de Mendonça; o Dr. Mário Conceição em representação do Presidente da ARHT – Administração de Região Hidrográfica do Tejo; os Gestores de Projecto da Cascais Natura, Arquitectos Luís Capão e João Cardoso Melo; Técnicos da Cascais Natura; Vigilantes da Natureza, Administrativos e Técnicos do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, do Parque Natural de Sintra-Cascais, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, da Reserva Natural de Santo André e Sancha, dos Sítios Classificados do Monte da Barca e Açude da Agolada, da Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e da Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Os Vigilantes da Natureza compartilharam a alegria de ver concretizada a aspiração de colaborar activamente na recuperação do que outrora era uma área degradada e abandonada do Parque Natural de Sintra-Cascais. Foi com grande satisfação que contaram, com a presença de todos, o que agradeceram pelo estímulo que lhes deram para continuarem a caminhada, rumo ao futuro.
Foram largamente superadas as expectativas que apontavam como meta a plantação de 550 árvores, tendo este grupo completado o talhão adoptado com o plantio de 800 exemplares de carvalhos e pinheiros.
Esta comemoração resultou num grande êxito, através desta acção de plantação, o Dia Nacional do Vigilante da Natureza foi mais uma vez integrado numa iniciativa que tem como objectivo conservar, criar e cuidar de bosques com espécies autóctones.


Ver mais fotos >Ver vídeo

0 comentários:

Enviar um comentário