quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Guarda-Parques reúnem-se com Governador do Estado do Amapá, Brasil

A diretoria executiva da Associação de Guarda-Parques do Estado do Amapá reuniu-se ontem (dia 11 de fevereiro de 2009) no gabinete oficial com o Governador do Estado, o senhor Antônio Waldez da Silva Góes para discutir uma proposta sobre a criação do cargo de Guarda-parque no estado do Amapá. Também estavam presentes o Secretário de Desenvolvimento Econômico, o senhor Antônio Carlos da Silva Farias e a Presidente da Associação de Moradores do Quilombo do Curiaú, senhora Maria Jozineide Leite de Araújo.

Durante a reunião a portas fechadas, foi apresentado aos demais pela Guarda-Parque Rayssa Barros a situação atual dos Guarda-Parques no Brasil e no estado do Amapá. Rayssa questionou o fato de o Amapá ser o estado mais preservado do país, tendo 73% de sua área mantido sob Unidades de Conservação e por Terras Indígenas, tendo um enorme potencial para o desenvolvimento do ecoturismo, educação ambiental e atividades de proteção e conservação dos valores naturais e culturais. Entretanto todo este potencial está oculto pelo fato de não haver no estado profissionais capacitados para desenvolver tais atividades.

Em 28 de julho de 2008 foi divulgado no diário oficial da união, o decreto que reconhece como sendo do Corpo de Guarda-Parques apenas os militares. Sabe-se, no entanto que estes profissionais já estão sobrecarregados com suas funções rotineiras pela profissão que exercem: policiais, bombeiros e soldados do exército. Então o corpo de Guarda-Parques só teria como entrar em ação em caráter emergencial.
Com o reconhecimento dos civis que passam pelos cursos de capacitação para Guarda-Parques oferecidos pelos centros de treinamento, haveria uma dedicação exclusiva por parte deste profissional, que atuaria de forma intensiva e rotineira dentro das Unidades de Conservação de seus estados, contribuindo de forma integral para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ecoturismo e proteção ao meio-ambiente. Rayssa também argumentou que no Brasil a profissão já é reconhecida aos civis nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, onde os governos estaduais criaram através de projetos de lei o cargo específico de Guarda-Parque. Em outros estados brasileiros também já começam a haver mobilizações para o reconhecimento deste profissional. No Amapá já são mais de cem Guarda-Parques formados, que atuam de forma voluntária em atividades como limpeza de trilhas, patrulhamento em áreas protegidas, educação ambiental e projetos de reintrodução e conservação de espécies ameaçadas de extinção. Ao final da apresentação, Rayssa ainda apresentou um vídeo sobre os cursos de capacitação para Guarda-Parques, promovidos pela Associação de Guarda-Parques do Amapá em parceria com outras instituições e a proposta de criação do Projeto de Lei que cria o cargo de Guarda-parque no estado para apreciação e análise das autoridades governamentais.
O Governador Waldez Góes e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Antônio Farias se mostraram muito satisfeitos com o que viram e assumiram o compromisso de analisar a proposta para chegarem a uma resposta final. O governador e o Secretário entendem que tal profissional tem extrema importância na conservação da biodiversidade amapaense e brasileira e deram todo o apoio e incentivo aos esforços que os Guarda-Parques tem feito para exercer mesmo que de forma voluntária o seu trabalho. Também ao final da reunião, o Governador e o Secretário se comprometeram em fazer o que for necessário para implantar o cargo de Guarda-Parque no estado do Amapá, bem como colocar o Governo do estado como principal parceiro nas atividades que a Associação venha a desenvolver, como congressos, encontros, etc. A Associação de Moradores do Quilombo do Curiaú também reforçou o seu total apoio e incentivo ao trabalho e reconhecimento deste profissional.
Com o apoio do Governo do estado do Amapá, a Associação de Guarda-Parques ganha um forte aliado para uma batalha que ainda está muito longe de terminar: o reconhecimento profissional perante o Governo Federal. Em outubro de 2009 será realizado em Macapá, capital do estado, o I Congresso Brasileiro de Guarda-Parques, que terá como objetivo principal apresentar a proposta de reconhecimento deste profissional às autoridades locais e federais, como Ministro do Meio-Ambiente Carlos Minc e o Presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva. O congresso também abrirá discussões para melhorias na qualidade de vida do Guarda-Parque, bem como será também um mecanismo importante de comunicação entre os profissionais de todos os estados brasileiros.

A documentação apresentada ao Governador Waldez Góes e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Antônio Farias será minuciosamente analisada e uma resposta será dada em uma futura reunião entre o Governo do estado e a Associação de Guarda-Parques do Amapá, prevista para acontecer em março de 2009.

Texto: Rayssa Barros, Guarda-Parque Brasileira.

0 comentários:

Enviar um comentário