sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Criação de grupo de trabalho nacional sobre a Gralha-de-bico-vermelho em estudo

Em Portugal existem cerca de 400 a 500 Gralhas-de-bico-vermelho, uma ave insectívora muito dependente de ecossistemas agro-pastoris extensivos criados pelo Homem. Devido ao facto de enfrentar um risco de extinção muito elevado, em 2006, o Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a colaboração do o Parque Natural do Alvão, decidiu promover o estudo “Ecologia e Caracterização do Núcleo de Gralha-debico-vermelho no Parque Natural do Alvão”.
Desde Janeiro de 2008 que está a decorrer a segunda fase do projecto, abarcando as áreas da Serra do Alvão, Barroso e Cabreira e, desde Setembro, a Costa Vicentina.

De acordo com Paulo Barros, do Laboratório de Ecologia Aplicada, a fase actual do projecto pode ser classificada como transitória, «uma vez que se encontra em processo de reajustamento metodológico, resultado da ampliação do seu universo de estudo, que passou de uma escala local/regional para uma escala nacional». No entanto, dois dos objectivos deste projecto passam pela criação, já no próximo ano, de um grupo de trabalho nacional sobre a Gralha-de-bico-vermelho.

É também objectivo estender a monitorização mensal, que é actualmente realizada no Alvão, Barroso, Cabreira e Sagres/S. Vicente, «a todos os núcleos conhecidos do País, nomeadamente Serra do Gerês, Serra da Peneda, Douro Internacional, Serra da Estrela, Serra de Aire e Candeeiros e outros locais onde possam surgir novas informações, num regime exaustivo de monitorização trianual», acrescenta.

A falta de abrigos, o abandono e as alterações dos sistemas tradicionais e de pastoreio extensivo ou a fácil acessibilidade aos abrigos desta espécie são algumas das principais ameaças que põem em risco a sobrevivência da Gralha-de-bico-vermelho.

Fonte: AmbienteOnline

Mais informação em "Projecto bico-vermelho": http://www.pyrrhocorax-project.blogspot.com/

0 comentários:

Enviar um comentário