quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Índia e EUA assinaram acordo sobre "energias renováveis"


A Índia e os Estados Unidos assinaram terça-feira em Washington um acordo sobre o desenvolvimento comum de tecnologias que permitam uma produção de energia menos poluente.

O documento "acelera o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de energias renováveis, e reforça a cooperação nos domínios da mudança climática, da climatologia, e da redução das emissões de gases com efeito de estufa", indicou Ian Kelly, porta-voz do departamento de Estado.

O acordo foi assinado pela secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton e pelo seu homólogo indiano, o ministro dos Negócios estrangeiros S.M. Krishna, no âmbito da visita a Washington do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

A chefe da diplomacia norte-americana sublinhou que esta assinatura aconteceu a alguns dias da cimeira de Copenhaga sobre o clima (de 07 a 18 de Dezembro).

Os Estados Unidos, a Europa e o Japão tentam convencer a China e a Índia, respectivamente primeiro e quarto país pelo volume das suas emissões poluentes a comprometerem-se firmemente em reduzi-las.

Os detalhes do acordo ainda não foram publicados.

Clinton mencionou simplesmente terça-feira a criação de um instituto indo-americano de investigação e de desenvolvimento sobre "energias renováveis", que terá complexos nos dois países.

"É necessário que a Índia faça a sua parte para resolver a crise da energia no mundo, e (este acordo) será uma etapa importante (e) benéfica para os nossos dois países", disse Krishna a concluir.


Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário