segunda-feira, 29 de março de 2010

“Os Verdes” contra Cemitério Nuclear junto à fronteira portuguesa

O Partido Ecologista “Os Verdes” entregou ontem, em entidade competente, o seu parecer no quadro da consulta pública para a construção de um Armazém Temporário Centralizado (ACT) de resíduos nucleares em Espanha, Albalá (Cáceres), a cerca de 80km da fronteira portuguesa.

“Os Verdes” manifestam-se frontalmente contra esta possibilidade de localização, bem como quanto a outros locais próximos da fronteira, visto que é reconhecido internacionalmente que, para este tipo de resíduos nucleares, não existe ainda uma solução de armazenamento adequada. Para além disso, o processo de selecção foi conturbado e contestado por organizações ecologistas e partidos ecologistas espanhóis. Falta também, de acordo com o grupo Verdes/Aliança Livre Europeia no Parlamento Europeu, um adequado acompanhamento por parte da Comissão Europeia quanto a esta matéria.

O PEV considera ainda que, tratando-se de um local próximo da fronteira, tem de haver informação e acompanhamento por parte do Governo português, o que, de acordo com as informações disponíveis, parece não estar a acontecer.

No sentido de obter esclarecimentos quanto a este acompanhamento, o Deputado do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, José Luís Ferreira, entregou ontem na Assembleia da República duas perguntas, dirigidas ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, em que pretende saber se já houve algum pedido de informação ao Governo de Espanha sobre este assunto e que diligências pondera o Governo tomar face à hipótese de aprovação deste projecto.

EM ANEXO: PARECER E PERGUNTAS DE “OS VERDES”

O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213 919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 - imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
www.osverdes.pt

Lisboa, 27 de Março de 2010

Parecer
Perguntas ao MAOT
Perguntas ao MNE

0 comentários:

Enviar um comentário