segunda-feira, 29 de março de 2010

Projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos

Desde meados de Março que o site http://www.biodiversity4all.org/ já está online.

O projecto BioDiversity4All - Biodiversidade para todos está a criar uma base de dados online (http://www.biodiversity4all.org/) sobre a Biodiversidade em Portugal, fundamentada na participação activa da sociedade civil e da comunidade científica.

O BioDiversity4All cria a possibilidade de todos contribuírem com registos de observações de plantas, animais e fungos e de usufruírem dessa informação, segundo o conceito Web 2.0, através de um site fácil e divertido de utilizar e explorar.
Assumindo-se como uma plataforma aberta de ligação entre o público e a comunidade científica, permite criar diversos benefícios para a sociedade - O facto de não conhecermos o que nos rodeia distancia-nos da necessidade e importância de conservar e de interagir com a Natureza de uma forma sustentável.
Constituir uma base de dados pública e permanentemente actualizada com informação sobre a Biodiversidade nacional só será possível pela canalização da informação já existente em diversos projectos e associações específicas, bem como pela angariação da colaboração do público. Se unirmos todos estes grupos através de uma rede de colaboração para um fim comum, o resultado será bastante superior à soma das partes.
É necessária a colaboração de todos! Assim, cada vez que inserir um registo de observação no seu perfil pessoal do BioDiversity4All estará a contribuir para o conhecimento da Biodiversidade nacional e para a sua divulgação.

Gostávamos de pedir o vosso apoio na divulgação, bem como as vossas opiniões. Neste momento é importante começarmos a adicionar dados, de forma a dinamizar e enriquecer a informação da base de dados - a vossa contribuição é muito importante. Podem criar perfis pessoais e/ou institucionais, caso considerem adequado. Nós podemos ajudar no que for necessário.

Criámos uma parceria com os BioEventos2010, programa do Museu Nacional de História Natural e do CBA -Centro de Biologia Ambiental, ao abrigo da qual vamos ser o site utilizado e promovido nas iniciativas, nomeadamente nas Estações da Biodiversidade e no Dia B - Dia da Biodiversidade.

Estamos a criar também diversas outras parcerias, que podem consultar na nossa página de parceiros.

Vamos continuar a procurar novos contactos e parceiros de forma a juntar o máximo de pessoas e instituições nesta plataforma e gostaríamos de contar convosco neste projecto.

Mais sobre o projecto:
http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?p=45132D5B-FF11-E5F9-B40575264950A014


A equipa do BioDiveristy4All

Filipe Ribeiro
Luís Tiago Ferreira
Patrícia Tiago
Marcel Dix (yellowcat.nl)

0 comentários:

Enviar um comentário