sábado, 5 de junho de 2010

Ilhas de baixa altitude do Pacífico estão a aumentar

Um novo estudo geológico mostra que muitas ilhas de baixa altitude do Pacífico estão a aumentar, não a afundar. As ilhas de Tuvalu, Kiribati e da Federação dos Estados da Micronésia estão entre aquelas que cresceram devido aos depósitos de sedimentos e detritos dos recifes de corais.

O estudo publicado na revista New Scientist prevê que as ilhas estejam ainda emersas nos próximos 100 anos. Apesar disso, ainda não é certo que estas estejam habitadas por essa altura. Nos últimos tempos, muitos dos habitantes destas ilhas mostraram medo face à possibilidade de verem os seus lares varridos do mapa, devido à subida do nível das águas do mar.

O estudo foi feito em 27 ilhas localizadas no Oceano Pacífico nos últimos 60 anos e sugere que a maioria permaneceu estável, enquanto que algumas até aumentaram de tamanho. Usando fotografias históricas e imagens de satélite, os geólogos descobriram que 80% das ilhas ficaram na mesma ou cresceram. A culpa, dizem eles, é dos detritos dos corais, sedimentos e reclamação de terra ao mar.

Mas apesar de ser provável que estas ilhas não fiquem submersas num futuro próximo, não significa que estas se mantenham habitáveis num futuro distante. Os cientistas acreditam que com uma maior frequência nas subidas do nível do mar, os habitantes de ilhas podem estar em perigo.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário