sábado, 5 de junho de 2010

Plano de Erradicação de Sucatas já desmantelou 803 unidades ilegais


O Plano de Erradicação de Sucatas já conseguiu desmantelar 803 unidades ilegais em todo o país, mais do que as 783 detectadas no início do projecto em 2008, revelou hoje, em Famalicão, o secretário de Estado do Ambiente.

Humberto Rosa adiantou aos jornalistas que falta apenas encerrar uma dezena de sucatas ilegais na região norte, estando o Plano também totalmente cumprido no resto do território nacional.

O governante, acompanhado dos vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Paulo Gomes, e da Câmara Municipal, Ricardo Gomes, participou hoje, numa acção coerciva de erradicação de um depósito ilegal de resíduos na Rua Senhor do Carmo do Cemitério, em Jesufrei, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa, que se enquadrou no Plano de Erradicação de Depósitos Ilegais de Sucata e Veículos em Fim de Vida, iniciado pelo Ministério do Ambiente em 2008, incluiu a posse administrativa dos terrenos e dos resíduos nela existentes.

A sucata, que abrangia uma área de 13 mil metros quadrados, era – segundo os seus responsáveis - um dos principais problemas ambientais sinalizados pelo Município de Famalicão.

Humberto Rosa adiantou que a retirada dos resíduos, que começa de imediato e deve estar concluída nos próximos 45 dias, será monitorizada pela CCDR- Norte, na sequência da sua posse administrativa pelo Estado.

“São diversas toneladas de resíduos que deixam de poluir os solos e a paisagem”, sublinhou Humberto Rosa.

No local, o proprietário da sucata manifestou concordância com a iniciativa governamental, garantindo que já adquiriu um terreno onde vai investir nos equipamentos necessários para se licenciar, nomeadamente em estruturas de recolha de óleos evitando o seu derrame para o solo.

O vice-presidente da CCDR Norte, Paulo Gomes frisou aos jornalistas que na região norte estavam sinalizadas 146 sucatas ilegais, das quais restam apenas dez, que serão fechadas a curto prazo.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário