sexta-feira, 2 de julho de 2010

Autoridade Florestal, Exército e IFAP reforçam prevenção contra fogos


A Autoridade Florestal Nacional (AFN), o Exército e o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) juntaram-se para reforçar medidas preventivas contra incêndios florestais, com um protocolo envolvendo 520 mil euros e a constituição de 12 equipas de sapadores.

Numa informação hoje divulgada, a AFN explica que, à semelhança de anos anteriores, foi assinado um protocolo naquele sentido, empregando meios do Exército.

Doze equipas de Sapadores do Exército para a Defesa da Floresta Contra Incêndios vão desenvolver acções de patrulhamento, vigilância e sensibilização da população, de prevenção estrutural nas suas áreas base e nos locais estratégicos de estacionamento, de supressão de fogos nascentes em acções de primeira intervenção e de rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Cada equipa funciona com duas viaturas militares. Uma está equipada com unidade de combate a incêndios florestais e outra para transporte de pessoal, possuindo meios móveis e rádios para comunicações entre as diversas entidades, explica a AFN.

Estas acções, iniciadas na quinta-feira e a decorrer até 30 de Setembro, são principalmente realizadas nas matas nacionais e perímetros florestais. Estão cinco equipas na região Norte, quatro no Centro, duas no Alentejo e uma no Algarve.

Este ano, o protocolo abrange também a requalificação de plataformas de circulação com reposição de valetas e beneficiação dos estradões nos perímetros florestais da Serra de Sintra e da Penha Longa, com o apoio da Engenharia Militar do Exército, refere a AFN.

Nestas acções colaboram também outras entidades, como o Parque Natural de Sintra-Cascais e as câmaras municipais de Sintra e de Cascais, disponibilizando mão-de-obra operária e equipamento.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário