sexta-feira, 2 de julho de 2010

Greenpeace pede moratória que impeça a pesca no oceano Árctico


A Greenpeace pede uma moratória internacional que mantenha o oceano árctico fora das trajectórias pesqueiras. A organização ambientalista faz o pedido depois de uma expedição ao Árctico onde documentou os ecossistemas marinhos.

“A Greenpeace pede protecção imediata destas águas até que seja adoptado um regime de gestão internacional que protege efectivamente o oceano Árctico,” explica Frida Bengtsson, da campanha dos oceanos da Greenpeace Nórdica. A regressão dos gelos tem permitido, segundo um comunicado da organização, os grandes arrastões aventurarem-se pelo mar que está cada vez mais liberto.

“Qualquer pescaria que esteja a emergir neste oceano deve ser imediatamente proibida até que a comunidade científica tenha oportunidade de investigar este ecossistema e a forma como está a ser afectado pelas alterações climáticas”, defende a organização.

Segundo a Greenpeace, estes mares podem servir de viveiros para as espécies como o bacalhau que está em perigo. “Com os cientistas a alertar para o colapso iminente da maioria dos stocks de bacalhau existentes, é fundamental proteger o último refúgio desta espécie dominante no mercado de peixe português, recusando o peixe proveniente deste território ou bacalhau que tenha sido capturado por arrasto de fundo”, refere Lanka Horstink, responsável pela campanha de oceanos da Greenpeace em Portugal.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário