domingo, 11 de julho de 2010

BP inicia operação para substituir tampa do poço rebentado no Golfo do México


A BP começou hoje a tarefa de instalar uma nova tampa no poço do Golfo do México que continua a libertar crude, numa tentativa de canalizar o petróleo para os navios de recolha à superfície.

A esperança da petrolífera é que se consiga retirar a actual tampa e instalar uma nova estrutura, semelhante a um funil invertido, e com melhor ajuste. No decorrer da operação de substituição e instalação da nova tampa, o crude, que flui continuamente do poço, vai sair de forma mais livre, mas se tudo correr bem - estimam os especialistas - as emissões poderão estar mais contidas já na próxima semana.

Para isso a nova tampa terá de trabalhar em conjunto com os navios de recolha à superfície, cerca de 1.600 metros acima da saída do poço. A saída do poço acidentada estava hoje à tarde a ser vistoriada por submarinos-robô. “Nos próximos quatro a sete dias, dependendo de como as coisas vão correr, deveremos ter a tampa instalada. É o nosso plano”, disse Kent Wells, vice-presidente sénior da BP.

Esta será apenas mais uma solução temporária para a catástrofe ecológica desencadeada com a explosão numa plataforma de exploração de petróleo no Golfo do México, há quase 12 semanas. O poço não ficará ainda selado.

Quando a actual tampa for removida, o crude vai fluir livremente para a água durante 48 horas, o tempo suficiente para se libertarem 19 milhões de litros. Só passado este tempo a operação de colocação da nova tampa estará concluída e as emissões estarem contidas. “Eu uso a palavra contido”, declarou o almirante da Guarda Costeira na reserva Thad Allen, o homem forte da administração Obama para a crise do Golfo. “A palavra ‘Stop’ só será usada quando pusermos uma rolha no poço” a maior profundidade.

Pode demorar ainda outra semana até se perceber se a nova tampa está a conter a maioria das emissões, declarou o capitão James McPherson, da Guarda Costeira dos Estados Unidos. Os trabalhadores estão a aproveitar este fim-de-semana por tratar-se de uma janela de oportunidade de bom tempo, depois de semanas de atrasos devido às más condições do mar.

A tampa que está em uso foi instalada a 4 de Junho e teve de ser colocada em cima de uma seção afiada do tubo do poço, o que permite que algum crude se escape.

Actualmente estão a ser recuperados cerca de 25 mil barris por dia, dos 35 mil a 60 mil que saem do fundo do oceano, desde 22 de Abril, após a explosão e subsequente afundamento da plataforma Deepwater Horizon, que provocou a pior catástrofe ecológica na história dos Estados Unidos.

Na quinta feira, a BP declarou que os poços de derivação que se prepara para furar, de forma a acabar definitivamente com a fuga, poderiam dar resultados a partir de 27 de julho.

Fonte: Publico.pt

0 comentários:

Enviar um comentário