sábado, 10 de julho de 2010

Pirilampos piscam em sincronia para atrair fêmeas

Os pirilampos machos sincronizam os seus sinais de luz de forma que as fêmeas possam detectar melhor a sua mensagem amorosa e escolher o parceiro que lhes convém, de acordo com estudo publicado ontem na revista Science.

Desde há décadas que os entomologistas se questionavam sobre o motivo porque os pirilampos "piscam" a sua luz de forma sincronizada, com muitos deles voando em grupo e "piscando" "em uníssono", num efeito absolutamente impressionante de iluminação ritmada de uma floresta.

Estudos realizados em laboratório por uma equipa de investigadores da Universidade do Connecticut, nos Estados Unidos, acabaram por desvendar o mistério.

"Tinham-se feito muitos testes em laboratório sobre isso, mas até agora nunca ninguém tinha feito a pergunta sobre se isso teria ou não uma função biológica", explicou o principal autor do estudo, Andrew Moiseff.

Feita a pergunta, a resposta foi clara: as destinatárias dessa luminescência em uníssono são as fêmeas. Se os flashes dos machos não são sincronizados, a resposta das fêmeas aos seus avanços caiem de 90 para 10 por cento

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário