terça-feira, 27 de julho de 2010

Jovens de diversos países discutem Patrimônio Cultural


Jovens de 19 países participam do Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural, entre os dias 16 e 26 de julho, em quatro cidades brasileiras. A iniciativa reunirá até 45 participantes na faixa etária de 18 a 24 anos, selecionados a partir da avaliação de pequenos projetos educativos de sua autoria, voltados a temas do Patrimônio Cultural.


O Fórum, promovido pelo Ministério da Cultura, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), em parceria com a Federação Brasileira dos Albergues da Juventude, tem como objetivos a troca de experiências e a apresentação de ferramentas educativas centradas no envolvimento de comunidades, na construção coletiva de conhecimentos e na apropriação social sustentável dos bens do patrimônio, que são referências para a afirmação e a valorização da diversidade e das identidades culturais existentes no país.

Conhecer patrimônios

No dia 16, será feita a primeira parada. O local é a cidade de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. Os jovens irão conhecer as Cataratas do Iguaçu, um patrimônio natural de extrema importância, não apenas pela sua imponência, como também por ser uma área preservada de um dos biomas mais ameaçados das Américas, a Mata Atlântica.

Na mesma ocasião terá início a oficina de registro audiovisual – com duração durante os dez dias de Fórum. A iniciativa será desenvolvida pelas equipes da Rede de Casas do Patrimônio do Iphan, junto a seus parceiros locais, e coordenada pelo músico e produtor cultural André Magalhães, juntamente com a equipe da TV Ufop, de Ouro Preto/MG, TV Casa Grande, de Nova Olinda/CE, e da Casa do Patrimônio de Pernambuco.

De Foz do Iguaçu, os jovens seguem, no dia 19, para a região que guarda a história da ocupação de uma vasta região do Brasil, da Argentina e do Paraguai – as Missões. A próxima parada será a cidade de Goiás, no dia 21, antiga capital do estado de Goiás, considerada um dos patrimônios mundiais mais importantes dentre os testemunhos urbanos da colonização portuguesa, nas regiões produtoras de ouro do interior do Brasil.

No dia 23, a caravana chega à Brasília, última etapa da viagem. A cidade será apresentada aos jovens em todas as suas facetas, contradições, belezas e desafios. No dia 24, à noite, eles se reunirão no auditório do Royal Tulip Brasília Alvorada, local de realização da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que se iniciará no dia seguinte, para a plenária final do Fórum.

Nesta noite, os participantes irão produzir um documento final e apresentar uma prévia do material produzido ao longo das oficinas nos dez dias de viagem. Aos projetos vencedores será entregue o Prêmio HI-Christina Cameron Youth Award in Brasilia, oferecido pelos Albergues da Juventude. Além disso, será inaugurada a exposição com os registros produzidos durante o Fórum. A noite se encerra com o espetáculo A Rua do Vídeo, d’Abanda (Fundação Casa Grande/CE).

Em 25 de julho, dia da abertura da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, os trabalhos da oficina de audiovisual serão exibidos a todos os participantes. Será o momento no qual todos os jovens poderão apresentar ao Comitê suas questões, impressões e expectativas com relação às políticas de salvaguarda do Patrimônio Cultural na região em que vivem, e no mundo.

Participantes do Fórum Juvenil

Serão 27 representantes selecionados de cada um dos estados brasileiros e mais 18 provenientes dos países convidados de idioma português ou espanhol da América do Sul, África, Ásia e Europa. São eles Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste.

Com a exceção de Portugal e Espanha, a abrangência do encontro adota como base o conjunto de países que serão atendidos pelo Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, unidade de referência internacional reconhecida pela Unesco. O Centro está em fase de implantação no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Além de estudantes, o Fórum congregará líderes comunitários, membros de associações vinculadas às localidades onde existem bens do Patrimônio Mundial e sócios da rede internacional de Albergues da Juventude.

Comitê do Patrimônio Mundial

O Fórum Juvenil do Patrimônio Cultural antecede a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, que será sediado em Brasília de 25 de julho a 3 de agosto. É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Mundial.

A 34ª Sessão será uma reunião de 12 dias, ocasião em que mais de 180 delegações dos países participantes vão discutir sobre as novas candidaturas de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, além de analisar o estado de conservação e de risco daqueles que já são declarados Patrimônio da Humanidade.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, é o atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial. Estima-se que cerca de 800 representantes de todos os países estejam em Brasília para a reunião.

Saiba mais sobre o Fórum Juvenil: http://www.patrimoniojovem.com.br/ .

Informações: (61) 2024-6194 ou 3226-8907, no Iphan/MinC; (61) 2106-3536, na Comunicação da Unesco no Brasil; e (61) 2024-2407, na Comunicação Social/MinC.

0 comentários:

Enviar um comentário