terça-feira, 27 de julho de 2010

Brasília, recebe a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO

São esperados 800 representantes de 187 países. Grupo avalia inclusão de patrimônios naturais, culturais e mistos em lista de proteção


Brasília, 20 de julho de 2010 – De 25 de julho a 3 de agosto, Brasília sediará a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), encontro anual promovido pelo Centro do Patrimônio Mundial. A cerimônia de abertura, às 18h do dia 25 no Teatro Nacional, deve contar com a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do atual presidente do Comitê do Patrimônio Mundial e Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova. É a segunda vez que a capital brasileira recebe a Sessão. A primeira foi em 1988, um ano após o seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Mundial.

Nos 12 dias de reunião, cerca de 800 representantes dos 187 Estados Partes vão analisar a possibilidade de inclusão de 41 itens na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco, como bens naturais, culturais e mistos, apresentados por 35 países. O grupo também vai avaliar o estado de conservação de 31 patrimônios que já conquistaram este reconhecimento, mas estão na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e decidir se incluem nessa lista novos bens que necessitem de atenção especial.

Ao se tornar Estado Parte, cada nação assume o compromisso de identificar possíveis novos candidatos à lista de preservação e a proteger aqueles considerados Patrimônios da Humanidade. Ao todo, 148 países têm 890 bens na Lista do Patrimônio Mundial, 19 no Brasil, que não possui nenhum patrimônio em risco e deve ter avaliada este ano a candidatura da Praça de São Francisco, no município de São Cristóvão, em Sergipe.

Reuniões serão fechadas

As reuniões da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO serão realizadas a portas fechadas e comunicados informarão as possíveis alterações na lista de bens ou nos critérios adotados pelo Comitê do Patrimônio Mundial.

Além de avaliar o estado de conservação dos patrimônios e a inclusão de novos bens na lista, o Comitê vai eleger seu novo presidente e deliberar sobre as propostas de caráter técnico apresentadas pelas delegações.

Os profissionais de imprensa credenciados terão espaço para trabalhar no centro de imprensa, instalado no saguão do Teatro Brasília, dentro do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada. Haverá estações de trabalho, conexão à internet e aparelho de fax.

Bens brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Natural

1. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

2. Costa do Descobrimento (BA e ES)

3. Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

4. Reservas da Mata Atlântica (SP e PR)

5. Parque Nacional do Jaú (AM)

6. Complexo de Áreas protegidas do Pantanal Matogrossense (MT e MS)

7. Áreas Protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas (GO)

8. Ilhas Atlânticas Brasileiras – Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)

9. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

10. Complexo de Áreas Protegidas da Amazônia Central

Bens brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial Cultural

1. Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto (MG)

2. Centro Histórico de Olinda (PE)

3. As Missões Jesuíticas Guarani, Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

4. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo (MG)

5. Centro Histórico de Salvador (BA)

6. Plano Piloto de Brasília (DF)

7. Centro Histórico de São Luís (MA)

8. Centro Histórico de Diamantina (MG)

9. Centro Histórico da Cidade de Goiás (GO)

Página oficial

http://www.34whc.brasilia2010.gov.br/

Mais informações

Daniel Hora, assessor de Imprensa do Iphan, pelos telefones 61 2024 6194 / 3226 8907 ou pelo email daniel.hora@iphan.gov.br

Adélia Soares, assessora de Imprensa do Iphan, pelos telefones 61 2024 6187 / 3326 6864 ou pelo email adelia.soares@iphan.gov.br

Marcelo Lucena, assessor de Imprensa do MinC, pelo telefone 61 2024 2407 ou pelo email marcelo.silva@cultura.gov.br

Victor Ribeiro, assessor de Imprensa do MinC, pelo telefone 61 2024 2416 ou pelo email victor.lopes@cultura.gov.br

Ana Lúcia Guimarães, assessora de Comunicação da UNESCO no Brasil, pelo telefone 61 2106 3536 ou pelo email ana.guimaraes@unesco.org.br

0 comentários:

Enviar um comentário