terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Espécie rara de tartaruga gigante que se julgava extinta reapareceu

 

    Uma espécie rara de tartaruga gigante das  ilhas Galápagos, no Equador, que se julgava extinta há mais de 150 anos,   reapareceu em muito pequeno número, revela uma investigação hoje publicada  nos Estados Unidos.  


    Segundo a agência AFP, cientistas norte-americanos chegaram a esta conclusão  depois de terem redescoberto a marca genética da tartaruga Chelonoidis elephantopus  no ADN dos seus descendentes híbridos. 
Um grupo de investigadores da Universidade de Yale detetou os traços  genéticos desta espécie no ADN de onze tartarugas de outra espécie, a Chelonoidis  becki, que habitam na ilha de Isabela, a maior do arquipélago das Galápagos.
Originalmente, a Chelonoidis elephantopus encontrava-se apenas numa  outra ilha das Galápagos, a Floreana, tendo sido dada como extinta pouco  depois da viagem do naturalista britânico Charles Darwin ao arquipélago,  em 1835. "Pelo que sabemos, é a primeira vez que se redescobre uma espécie animal  extinta", afirmou Ryan Garrick, da Universidade de Yale, e um dos coautores  do estudo publicado na revista "Current Biology".  
As tartarugas das Galápagos ficaram célebres por terem inspirado Charles  Darwin na teoria da evolução das espécies pela seleção natural. 
Os répteis podem pesar perto de 400 quilos, medir mais de 1,80 metros  de comprimento e viver mais de cem anos. Atualmente, alguns exemplares das  13 espécies de tartarugas das Galápagos estão em risco de extinção.  
De acordo com os investigadores norte-americanos, o transporte de tartarugas  de uma ilha para outra das Galápagos, por parte de piratas e baleeiros,  não era raro no século XIX. 

Fonte: SIC Noticias  

0 comentários:

Enviar um comentário