sexta-feira, 16 de março de 2012

Guardaparques do Estado do Rio de Janeiro em ação.


    O Serviço de Guarda-Parques (Segpar) da Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral (Gepro) da DIBAP/INEA, é composto por integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), que participaram de cursos de capacitação, organizados pelo INEA, para que possam se aperfeiçoar na área ambiental e entender o universo de atuação da Instituição.

A partir deste treinamento, os integrantes do Segpar tornam-se aptos a trabalhar nas nossas Unidades de Conservação, desenvolvendo a coordenação de ações como prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais, fiscalização, educação ambiental, manutenção de trilhas e apoio às atividades de uso público.

Em casos de desastres naturais essa equipe se mobiliza para as ações emergenciais necessárias, como busca e resgate de vítimas, desobstrução de vias públicas, levantamento de áreas de risco, abertura de trilhas e planejamento de atividades de campo.

No ano passado, nossa equipe trabalhou em frentes emergenciais nos parques da Ilha Grande e Pedra Branca e este ano, com uma magnitude muito maior do que as anteriores, nossos guardas-parques estão desenvolvendo várias atividades de apoio à Defesa Civil na Região Serrana do Estado. Durante a execução de tais atividades, outras ações operacionais se fizeram necessárias, como retirada de cadáveres, busca e resgate de vítimas, avaliação e orientação de risco, desobstrução de estradas, distribuição de donativos e orientação para uso dos medicamentos que chegavam.

Equipes oriundas dos parques estaduais dos Três Picos e do Desengano e da Reserva Biológica de Araras trabalham, neste momento, junto com funcionários da Superintendência Regional do Piabanha (Suppib), da Coordenação Geral de Fiscalização (Cogefis / Vice-Presidência) e de outras unidades do Inea nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, Sumidouro, Bom Jardim e Santa Maria Madalena. 

Por Diana Levacov




0 comentários:

Enviar um comentário