terça-feira, 24 de julho de 2012

Iniciativa de crowdfunding ambiental lançada hoje

    A iniciativa internacional Naturfunding é lançada hoje na internet. A plataforma de financiamento colectivo de projectos ambientais é fruto de um parceria entre o portal português Naturlink e a plataforma de crowdfunding americana, IndieGogo.
O portal ambiental português Naturlink e a plataforma internacional de crowdfunding IndieGogo disponibilizam a partir de hoje uma área de financiamento colectivo de projectos ligados à conservação da natureza e sustentabilidade: a Naturfunding. O objectivo da iniciativa é proporcionar visibilidade internacional a campanhas e projectos ambientais.
Para assinalar a data, são lançadas hoje duas campanhas constituídas maioritariamente por equipas portuguesas, nomeadamente a solicitação da ONG (Organização Não-Governamental) Grupo Lobo ao apoio colectivo para a aquisição dos terrenos onde está localizado o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI).

Por outro lado, a Iniciativa Construção Sustentável (iniciativa constituída em 2007 que promove as boas práticas na construção) apresenta uma campanha destinada a angariar fundos para a produção de um livro e de uma ferramenta online que servirão de guia para a aplicação dos princípios e medidas de construção sustentável em regiões de clima Mediterrânico.

O crowdfunding é uma forma de financiamento colectivo ou colaborativo através do qual é possível obter fundos para causas e/ou projectos que tipicamente teriam muita dificuldade em obter financiamento pelas vias tradicionais. O financiamento é garantido pelos cidadãos que quiserem contribuir que, em troca, são recompensados por contrapartidas cedidas pelos autores dos projectos. Por exemplo, o pedido de financiamento para um livro pode resultar em descontos na aquisição do mesmo para os cidadãos que contribuírem.

Fonte: Sapo

0 comentários:

Enviar um comentário