segunda-feira, 30 de julho de 2012

Interpol contra tráfico de espécies selvagens


    Quarenta detidos em operação da Interpol contra tráfico de espécies selvagens

Quarenta pessoas foram detidas em quatro países da Ásia, no âmbito de uma vasta operação lançada pela Interpol para defender o tigre e outras espécies selvagens do tráfico ilegal, anunciou neste domingo a organização.
A operação Prey - realizada no Butão, China, Índia e Nepal - visa proteger o tigre e outras espécies ameaçadas de extinção e alvo das redes criminosas por detrás do comércio ilegal de plantas e animais.

Até ao momento, a operação já levou a “cerca de 40 detenções e à apreensão de peles de grandes felinos e outras partes do corpo, bem como de outras espécies, como cornos de rinoceronte, cavalos-marinhos, orquídeas e cactos de espécies protegidas ”, indica em comunicado a organização policial internacional, com sede em Lyon, França.

“A gama de produtos recuperados mostra que os criminosos têm como alvo qualquer animal ou planta para daí retirar lucro, destruindo o nosso ambiente”, salienta David Higgins, responsável do programa da Interpol dedicado aos crimes contra o Ambiente.

A operação, coordenada pela Interpol, permitiu uma parceria entre as forças policiais, as autoridades alfandegárias, as agências de Ambiente e as autoridades dos 13 países da Ásia onde ainda vivem tigres selvagens: Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Birmânia, Nepal, Rússia, Tailândia e Vietname.

Fonte: AFP/Público
Foto: Sheng Li/Reuters

0 comentários:

Enviar um comentário