segunda-feira, 30 de julho de 2012

“Conservação do lince ibérico é uma prioridade”


     Governo espanhol garante que “conservação do lince ibérico é uma prioridade”

    “A conservação do lince ibérico é uma prioridade”, garantiu nesta segunda-feira o secretário de Estado do Ambiente espanhol, de visita ao centro de reprodução no Parque Nacional de Doñana. Este ano nasceram em cativeiro 44 animais em Portugal e Espanha.
Federico Ramos esteve no centro de reprodução em cativeiro de El Acebuche, no Parque Nacional de Doñana, em Huelva, no Sul de Espanha. “O Ministério [da Agricultura, Alimentação e Ambiente] promove a recuperação do lince ibérico em Espanha coordenando as acções das distintas administrações e nos centros de reprodução em cativeiro da espécie”, disse Federico Ramos, destacando ainda “as melhorias do habitat em áreas potenciais para a futura reintrodução”.

O secretário de Estado do Ambiente espanhol sustentou que os resultados da reprodução em cativeiro em 2012 “foram aqueles que mais êxito tiveram até ao momento”: 44 crias nos centros de El Acebuche (Huelva), Zarza de Granadilla (Cáceres), La Olivilla (Jaén) e Silves (Portugal). No centro português sobreviveram 17 animais.

Desde o início do programa de reprodução em cativeiro, em 2004, um total de 116 crias foram integradas no programa de reprodução ou libertadas na Serra Morena, pela Junta de Andaluzia.

Em 2012, há 122 linces a viver em cativeiro em todos os centros; destes 62 são machos e 60 são fêmeas.

Segundo Federico Ramos, o Governo español está a preparar o terreno para futuras reintroduções de linces – nomeadamente com a melhoria do habitat e aumento da densidade das populações de coelho-bravo, a principal presa do lince – nas suas propriedades de Marismillas (Huelva), Quintos de Mora (Toledo) e em várias zonas do Parque Nacional de Monfrague.

Há cerca de um ano a Comissão Europeia aprovou o projecto Iberlince (em vigor de 1 de Setembro de 2011 a 31 de Agosto de 2016). Através do programa Life+, este projecto orçado em 34 milhões de euros visa aumentar o número das únicas duas populações reprodutoras do planeta, na Serra Morena e em Doñana.

Além disso, o projecto proposto pela Junta de Andaluzia quer estabelecer quatro novas populações de lince, com cinco fêmeas cada uma, em locais onde a espécie já existiu: Andaluzia, Castilla-La Mancha, Estremadura espanhola e Portugal. O objectivo é identificar áreas com recursos naturais suficientes para a posterior reintrodução da espécie.

Desde 2002, o lince-ibérico (Lynx pardinus) está classificado como criticamente em perigo de extinção na Lista Vermelha da UICN. A redução drástica das populações de coelho-bravo, por causa de duas doenças, a mixomatose (surgida na década de 1950) e a febre hemorrágica viral (década 1980), é apontada como a maior ameaça ao lince. Mas não a única. A sua situação é explicada ainda pela destruição do habitat - o matagal mediterrânico -, pela perseguição directa e por atropelamentos.

Neste momento, a saída do lince-ibérico da lista das espécies criticamente em perigo de extinção está a ser ponderada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), devido aos esforços de conservação na Andaluzia. Se o estatuto mudar, o lince-ibérico passará para espécie em perigo de extinção.

Fonte: Helena Geraldes/Público

0 comentários:

Enviar um comentário