sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vigilantes da Natureza do Parque de Virunga procuram gorilas


    Vigilantes da Natureza (Park Rangers) do parque de Virunga tentam encontrar gorilas em plena guerra civil

    Os Vigilantes da Natureza (Park Rangers) do Parque Nacional de Virunga, no leste da República Democrática do Congo, conseguiram que as autoridades nacionais e os rebeldes do Movimento de 23 de Março (M23) permitissem a sua passagem nas zonas de conflito para procurarem as seis famílias de gorilas da montanha, das quais não têm informação desde o início da guerra civil.
As sete equipas, constituída cada uma por seis Vigilantes da Natureza (Park Rangers), vão ter a ajuda de guias locais para localizar e depois proteger dos caçadores ainda activos no parque. A organização do parque espera que a meio de Agosto já tenham ideia da situação geral.

O parque foi encerrado a 1 de Abril, data em que começaram combates no local. Entretanto, a 8 de Maio, os Vigilantes da Natureza (Park Rangers) tiveram de deixar o parque, pois os rebeldes do M23 refugiaram-se aí.

O uso extensivo de metralhadoras pesadas, morteiros e helicópteros de combate bloqueou todos os esforços para monitorizar e proteger as famílias de gorilas que habitavam nas florestas vizinhas.

Segundo a organização do parque, cerca de 200 gorilas das montanhas vivem na área, o que representa um quarto da população mundial desta espécie. Mais de 200.000 civis também fugiram da zona fronteiriça do Ruanda e Uganda.

Em 2007, durante outro período de guerra civil no Congo, sete gorilas da montanha foram mortos a tiro dentro do parque pelos rebeldes. Este acontecimento gerou imensas manifestações da comunidade conservacionista internacional. Os gorilas foram executados com tiros na cabeça.
Fonte: Público/Fábio Monteiro
Foto: Finbarr O'Reilly/ REUTERS

0 comentários:

Enviar um comentário