quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Preocupante, incêndios em Portugal um drama nacional!



Este tem sido mais um Verão dramático no respeitante à deflagração de incêndios, com a agravante das 7 mortes de Bombeiros registadas até ao momento.
O país assiste a esta enorme tragédia sem se aperceber das reais consequências destes fogos que consomem milhares de hectares de floresta.
Esta tragédia que destrói uma das mais valiosas riquezas do país tem origem no acumular de sucessivos erros de quem tem responsabilidades políticas e poderes de decisão no campo da gestão e organização das nossas florestas.
O despovoamento que se regista no interior do país é apontado por muitos como a principal causa da deflagração dos incêndios, mas não nos podemos esquecer que até aos anos 90 do século XX nas florestas e matas nacionais se encontravam em permanência a Polícia Florestal e os Guardas Rios, e que as nossas Áreas Protegidas eram vigiadas e fiscalizadas por 188 Vigilantes da Natureza, aos quais se deveriam ter juntado mais umas centenas devido ao aumento de área sob a sua responsabilidade, mas pelo contrário o número de Vigilantes da Natureza veio sempre a diminuir, registando-se neste momento um efectivo constituído por 122 elementos, a Polícia Florestal (Polícia mais antiga do país) foi integrada na GNR, caminhando para a extinção, e os Guarda Rios foram incorporados no Corpo Nacional de Vigilantes da Natureza estando a exercer funções na Agência Portuguesa do Ambiente.
A ausência de reforço do número de Vigilantes da Natureza terá a breve prazo consequências muito graves na protecção do ambiente, sem estes profissionais no terreno, o flagelo dos incêndios por certo irá agravar-se.
A plantação de grandes extensões de monoculturas, nomeadamente de eucalipto veio facilitar a propagação do fogo. O novo regime legal de arborização e rearborização que veio simplificar a plantação de árvores como o eucalipto é sem dúvida uma medida que irá aumentar a área existente de espécies exóticas em detrimento das nossas espécies vegetais o que em nada irá ajudar no combate à propagação de incêndios.
Os incêndios trazem consequências graves para o Ambiente, devido à emissão de CO2 que é libertado para a atmosfera, à perda de biodiversidade e à erosão dos solos.
A destruição da floresta provoca grandes dificuldades de sobrevivência para quem vive nos meios rurais e que tem na floresta a sua principal fonte de subsistência.
Os incêndios provocam a destruição da floresta ficando a paisagem completamente devastada, o que afasta o turismo das zonas afectadas.
Todos estamos cientes de que a grande maioria dos incêndios são provocados intencionalmente, só não sabemos quem é que beneficia com esta situação, muito se ouve falar sobre a deflagração de incêndios após a passagem de avionetas que lançam pequenos artefactos, mas os responsáveis nunca são constituídos arguidos.
É do conhecimento geral que os territórios atingidos pelos incêndios são na maioria dos casos reflorestados com eucaliptos, será coincidência?
Francisco Correia

0 comentários:

Enviar um comentário