segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Chapéu dos Vigilantes da Natureza na Patagónia – Argentina

Daniel Paz Barreto o grande impulsionador dos cursos de formação dos Guardaparques na América Latina, fundador da Federação das Associações de Guardaparques da América Central e do Sul, autor do Boletim “Areas Naturales Protegidas y Guardaparques”, esteve em Portugal em Maio de 2008, na qualidade de orador no I Congresso Ibérico de Vigilantes da Natureza, Agentes Forestales y Medioambientales, realizado em Idanha-a-Nova, onde lhe foi oferecido um chapéu da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN). É com orgulho que constatamos que não se esqueceu dos companheiros de Portugal pois continua a usar o chapéu da APGVN nas pesquisas científicas que realiza nos Parques Nacionais da Argentina.
Estas fotografias foram obtidas no Parque Nacional Laguna Blanca que é uma área protegida que ocupa uma área de 11.200 hectares situada no centro da província de Neuquén, no departamento Zapala, na Argentina.
Foi criado em 1940, com o objectivo de proteger o ecossistema da Laguna Blanca, que alberga uma das populações de maior vulto de cisnes-de-pescoço-preto, que coabita com uma grande variedade de outras aves aquáticas. Este parque também protege um amplo conjunto de ecossistemas terrestres representativos da estepe patagónica.
A protecção desta zona deve-se também aos importantes vestígios arqueológicos de origem mapuche, que se encontram disseminados e se compreendem de pequenos fragmentos de cerâmicas pertencentes a vasilhas, pontas de flecha, raspadores (indústria pré-cerâmica bastante conservada) e outros artefactos feitos com lava, obsidiana e silícios diversos.
É com regozijo que verificamos que a amizade entre os Vigilantes da Natureza de todo o mundo é uma realidade!
APGVN



0 comentários:

Enviar um comentário