quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Comemorações do Dia Nacional do Vigilante da Natureza na Madeira


Na Madeira as comemorações Dia Nacional do Vigilante da Natureza ocorreram no Auditório do Centro de Estudo de História do Atlântico, com uma conferência e seminário de âmbito formativo, subordinado ao tema de “Vigilantes da Natureza agentes de conservação da biodiversidade” e subtema, “o património natural do Arquipélago da Madeira: experiências de vida dos Vigilantes da Natureza”, Presidida pela Sua Excelência Senhor Representante da República Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, com a presença do Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Dr. Manuel António Correia.

A cerimónia de abertura tal como previsto teve o seu início pelas 10:00h com a mensagem de boas-vindas prestada pelo Director do Serviço do Parque Natural da Madeira Doutor Paulo Oliveira, seguindo-se para uma apresentação dando a conhecer a figura profissional dos Vigilantes da Natureza, desde as suas origens a nível mundial, até à formação do corpo de Vigilantes da Natureza da Madeira, pelo Presidente da Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira, Gil Pereira
Foi celebrada uma cerimónia de reconhecimento ao Vigilante da Natureza, Marco Camacho que tem desempenhado as suas funções de forma abnegada e com elevada capacidade de entrega, pelo Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais Dr. Manuel António Correia. No seguimento o Sr. Secretário Regional proferiu algumas palavras em prol da carreira profissional e da importância que esta representa nos dias de hoje na defesa do Património Natural da Região. Realçar nas palavras do Membro do Governo Regional, de reconhecer a falta de meios, mas que esses se devem também à dinâmica e exigências na actividade dos Vigilantes da Natureza, "Quando não se faz nada há meios suficientes, a dinâmica é que torna os meios escassos".

A cerimónia da abertura é concluída pelo Excelentíssimo Senhor Representante da República, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, discorrendo sobre a efeméride da comemoração do Dia do Vigilante da Natureza e seu significado.
Na hora prevista iniciou-se a acção de formação destinada a alunos de cursos de Gestão de Ambiente, e cursos profissionais de Guias da Natureza e Montanha. Acção com grande participação e envolvência dos alunos e professores, tendo ficado a ideia de ter correspondido às expectativas e clara demonstração que os Vigilantes da Natureza são por excelência agentes de informação e comunicação em todas as classes sociais.

Conferência
Vigilantes da Natureza – Agentes de Conservação da Biodiversidade
Local: Auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico
Promotores: Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira e Serviço do Parque Natural da Madeira
Programa
  9h30 – Recebimento dos convidados e participantes
10h00 – Sessão de abertura presidida por Sua Excelência o Senhor Representante da República Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto.
Mensagem de Boas Vindas pelo Senhor Diretor do Serviço do Parque Natural da Madeira Doutor Paulo Oliveira.
Enquadramento do Corpo de Vigilantes da Natureza pelo Presidente da Associação de Vigilantes da Natureza da Madeira Gil Pereira
     Reconhecimento a elemento do Corpo de Vigilantes da Natureza, que tem desempenhado as suas funções de forma abnegada e com elevada capacidade de entrega, pelo Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais Dr. Manuel António Correia.
O Excelentíssimo Senhor Representante da República, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto, encerrará a cerimónia discorrendo sobre a efeméride da comemoração do Dia do Vigilante da Natureza e seu significado.
Pausa para café
Ação de Formação: O Património Natural do Arquipélago da Madeira; experiências de vida dos Vigilantes da Natureza
     11h30 – Áreas Protegidas e a sua Biodiversidade - Orador: Vigilante da Natureza João Paulo Mendes
12h00 - Vigilante da Natureza, Comunicação e Fiscalização - Orador: Vigilante da Natureza Nelson Pereira
12h25 – Pausa para almoço
14h00 – Parque Natural da Madeira – Floresta Laurissilva - Orador: Vigilante da Natureza Paulo Jorge Jardim
14h30 – Ameaças à Biodiversidade – Desde a introdução à invasão, controle e circulação - Orador: Vigilante da Natureza Avelino Teixeira e Basílio Castro
15h00 – Pausa para café
     15h25 – Projeto Freira-da-madeira e Freira-do-bugio - Orador: Vigilante da Natureza Filipe Viveiros
     15h55 – Lixos oceânicos e o Lobo-marinho - Orador: Vigilante da Natureza Valter Miranda
    16h25 – Encerramento dos Trabalhos
16h40 – Sorteio para 10 participantes a Viagem de catamaran para observação de cetáceos. 

19h30 – Jantar comemorativo do dia Nacional do Vigilante da Natureza no Restaurante “A Bica”.




0 comentários:

Enviar um comentário