segunda-feira, 29 de abril de 2019

Salome Idoidze a Vigilante da Natureza das montanhas





Salome Idoidze é uma das duas únicas Park Rangers do sexo feminino na Geórgia

Salome Idoidze é a única Park Ranger das Grandes Montanhas do Cáucaso, limitadas pelas Repúblicas Russas da Tchetchênia e do Daguestão.
Salomé fala sobre a área protegida de Tusheti e o que o parque significa para ela e para o seu país.
Tusheti é um dos locais mais ricos da Geórgia em paisagens naturais e culturais, com uma biodiversidade extremamente rica, uma riqueza de flora e fauna e património cultural. A Reserva Natural do Estado de Tusheti foi estabelecida em 1981, a caça descontrolada, o pastoreio extensivo e a extração ilegal de madeira colocaram Tusheti em grande perigo no final do século XX. Em 2003, a Geórgia criou o “Projeto de Desenvolvimento de Áreas Protegidas da Geórgia”, estabelecendo oito novas áreas protegidas na Geórgia Oriental, das quais a Área Protegida de Tusheti faz parte.
Tusheti tem imenso potencial para o turismo: temos mais de 230 espécies endêmicas caucasianas, quatro das quais estão listadas na Lista Vermelha de espécies ameaçadas de extinção. Também temos uma alta diversidade de mamíferos na região - 32 espécies de mamíferos grandes, médios e pequenos, e 6 espécies de aves estão listadas na Lista Vermelha da Geórgia e uma delas, o abutre (Aegypius monachus) é mundialmente ameaçada e inscrita na Lista Vermelha da IUCN de espécies ameaçadas. Tusheti também é conhecida pela sua culinária rústica, música tradicional, bordados coloridos e arquitetura única: todas as tradições antigas são mantidas vivas e são muito exóticas para os visitantes.
Vou a Tusheti no começo de cada Verão e fico lá até o final do Outono, antes que a neve e as avalanches bloqueiem a estrada. Sempre quis fazer algo pela minha "pátria". Eu participei em vários projetos realizados pela administração de Áreas Protegidas de Tusheti e foi quando decidi começar a trabalhar lá. Naquela época, eu nem sabia que não havia Park Rangers do sexo feminino na Geórgia.
Já percorri todo o território de Tusheti e a natureza é incrível em todos os lugares, mas a aldeia de Dartlo, também conhecido como "museu-vila" pela sua arquitetura única, é o meu lugar favorito em Tusheti. Para mim, é o lugar mais lindo do planeta!

Fonte: European Ranger Federation




0 comentários:

Enviar um comentário