sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cabo Verde: Portugal apoia criação de corpo policial para a área do ambiente

Portugal vai apoiar Cabo Verde na criação de um corpo policial especialmente vocacionado para a área ambiental, disse à Lusa o ministro português do ambiente. Nunes Correia, que hoje terminou uma visita de três dias a Cabo Verde, justificou o apoio com o facto de Portugal "ter uma experiência muito grande" nessa área, quer a nível da inspecção-geral do ambiente, quer a nível de vigilantes da natureza do Ministério do Ambiente, ou ainda do corpo de 500 elementos da GNR especializado em áreas ambientais.

Nunes Correia, que no âmbito da visita se encontrou com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Veiga, e visitou o Parque Natural da Serra Malagueta, na ilha de Santiago, salientou à Lusa a formação de quadros como "dos projectos mais importantes" na cooperação com Cabo Verde. "Cabo Verde tem carências muito grandes de técnicos na área dos estudos de impacto ambiental, licenciamento ambiental, e agora fiscalização ambiental", disse o ministro, acrescentando que estiveram no arquipélago formadores portugueses e que 11 técnicos cabo-verdianos fizeram estágios em Portugal nessa área.

"A administração do ambiente em Cabo Verde é ainda relativamente frágil e este sector dos estudos de impacto ambiental é muito importante por causa do desenvolvimento da economia, nomeadamente nos projectos turísticos, que obrigam a compatibilizar o desenvolvimento económico com o ambiente, afirmou.

Portugal, acrescentou, vai agora promover uma nova formação na área da fiscalização ambiental, fazendo deslocar a Cabo Verde especialistas na matéria.

Passível de ser financiado por Portugal é também o projecto SISTARAC, apresentando pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Cabo Verde e que se destina a avaliar a qualidade do ar e a sua relação com as alterações climáticas no arquipélago.

Fonte: Lusa

0 comentários:

Enviar um comentário