quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cruz Vermelha convoca guarda-parques para curso de socorrista

O escritório regional da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), localizado no estado do Amapá (AP), convocou no último dia 02 todos os guarda-parques formados pela Equipe de Conservação da Amazónia a participarem do I Curso de Formação de Socorrista em emergências médicas. Desenvolvido em parceria com Associação de Guarda-Parques, Grupo Táctico Aéreo (GTA), Corpo de Bombeiros e Universidade Federal do Amapá, a iniciativa pretende capacitar até o dia 8 de Janeiro, 30 guarda-parques de acordo com técnicas de Ressuscitação Cardio-pulmonar e salvamento. As actividades também estão focadas em instruções de resgate em áreas urbanas, principalmente, rurais e de floresta.

Todos os alunos da Cruz Vermelha foram estudantes de um dos cursos de Guarda-Parques promovidos pela Equipe de Conservação da Amazónia, no estado do Amapá e residem preferencialmente em Unidades de Conservação ou no entorno da região amapaense.

O conteúdo programático inclui desde noções básicas de anatomia, fisiologia e enfermagem até práticas de mergulho autónomo e resgate aquático. "As comunidades devem estar capacitadas para enfrentar as situações de risco que podem, porventura, ocorrer, seja em suas proximidades, seja em locais de difícil acesso. Se um guarda-parque puder salvar uma vida por estar mais apto, nós já estaremos satisfeitos", comenta Tadeu Gomes, presidente da Cruz Vermelha do Estado. De acordo com ele, um curso desse porte tem como principal função o auxilio à comunidade da região em situações que envolvem risco de morte em possíveis acidentes. "Algumas ocorrências são muito comuns na região e, mesmo que não sejam graves, podem ser sanadas pelos próprios guarda-parques", lembra o presidente da Cruz Vermelha.

A actividade, que teve inscrição gratuita, tem duração de 07 dias com uma carga horária total de 60 horas/aula. As actividades estão sendo realizadas no Centro de Desenvolvimento Rural do Estado, onde os alunos ficam acampados até o próximo dia 8 de Janeiro.

0 comentários:

Enviar um comentário