quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Guarda-Parques do Amapá, Brasil, celebram o registro oficial da AGPA

Os Guarda-Parques do Amapá já podem comemorar! Hoje, o dia 13 de fevereiro de 2009 entra para a história destes profissionais como sendo o dia em que oficialmente nasceu a Associação dos Guarda-Parques do Estado do Amapá – AGPA. Depois de uma longa batalha que durou aproximadamente três anos a AGPA entra para a história hoje como sendo uma das primeiras instituições brasileiras a tratar de assuntos relacionados a este profissional que infelizmente ainda não é reconhecido e nem valorizado pelo seu próprio país.

Desde o ano de 2006 foram feitas inúmeras tentativas para se obter o registro oficial da instituição, entretanto as administrações anteriores não concluíam os trâmites necessários para se regularizar a mesma. Uma nova assembléia foi organizada e uma nova diretoria escolhida, que levou a frente esta responsabilidade que hoje se torna real.

Com a Associação de Guarda-Parques oficialmente reconhecida em cartório, torna-se uma instituição de pessoa jurídica que pode ter o apoio de muitas outras instituições governamentais ou não, bem como fechar parcerias em desenvolvimento de atividades e projetos voltados ao meio-ambiente. Vale ressaltar que a AGPA também passa agora a ter voz para melhorias na qualidade de vida e lutar pelos direitos do Guarda-Parque.

Oficialmente fundada em 22 de novembro de 2008 pela iniciativa dos próprios Guarda-Parques, a AGPA passa a assumir o compromisso de contribuir de forma positiva para a proteção da natureza no estado do Amapá e espera que outras instituições com o mesmo caráter se juntem a ela nesta luta. Os trabalhos continuam e ainda há muita coisa para ser feita. Com o apoio do Governo do estado do Amapá a possibilidade de se efetuar um trabalho eficiente e de sucesso nas Unidades de Conservação do estado aumentam consideravelmente. Agora é só ficar no aguardo da resposta do Governador Waldez Góes, que já mostrou grande interesse em contribuir com a mesma.

Por Rayssa Amaral Barros, Vice-presidente da AGPA

0 comentários:

Enviar um comentário