quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Guarda-Parques do Amapá, Brasil, dão início a construção do Centro de Treino

No dia 24 de Janeiro de 2009 foi dada a largada para os trabalhos de construção do centro de treinos para a capacitação de novos Guardaparques brasileiros. O trabalho foi feito a partir da iniciativa de voluntários que se reuniram para limpar o local onde será futuramente construído o escritório administrativo da Associação de Guardaparques do Estado do Amapá. A estrutura está em condições precárias, onde serão necessárias uma série de reparos e instalações.

O Centro de Treino terá como objectivos capacitar pessoas que já actuam de forma precária e

desconhecida na protecção da biodiversidade brasileira, bem como promover a interacção homem-natureza e envolver a comunidade quilombola da Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú em actividades de educação e sensibilização ambiental, pois só com a participação da comunidade é possível realizar um trabalho eficiente.

Além de funcionar como centro de capacitação para diversos cursos voltados para o enriquecimento profissional não só dos Guardaparques mas também da comunidade, toda esta infra-estrutura também poderá ser utilizada para a realização de pequenos eventos, como palestras, conferências, apresentações culturais e toda e qualquer actividade de cunho sócio-ambiental.

A limpeza do local foi apenas o primeiro passo para o início das actividades de construção deste centro de treino, que está previsto para já receber os alunos da V edição do Curso de Capacitação para Guardaparques, que está previsto para acontecer em Junho de 2009. Em breve as inscrições estarão abertas para todos os interessados de todos os países que queiram participar.

Maiores informações pelo e-mail: gprayssa_barros@hotmail.com

O trabalho contou com a ajuda dos Guardaparques Anselmo Costa, Amaury Reis, Mauro Costa, Maria da Solidade, Manoel Cecílio, Airton Nascimento, Rosivaldo Lima, João Barros e Rayssa Barros, que não mediram esforços para enfrentar o mal tempo que fazia e realizar de forma voluntária e descontraída todos os reparos e trabalhos nece3sários para deixar o local previamente pronto para o início das obras.

Outras actividades estão sendo planeadas para serem desenvolvidas ao longo do ano. Entre elas estão cursos, eventos, trabalhos de educação ambiental, conservação de animais ameaçados de extinção e vigilância nas áreas protegidas. Po3tanto caros amigos de todo o mundo, em breve mandaremos mais informações!

Atenciosamente,

Rayssa Barros, Guardaparque Brasileira

0 comentários:

Enviar um comentário