terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Julgamento de Fernando Ruas por incitação à violência marcado para Maio

O julgamento do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, pelo crime de incitação à violência foi marcado para Maio de 2009.
Em 2007, o Ministério Público de Viseu emitiu um despacho de acusação contra Fernando Ruas, que é também líder da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), por declarações feitas na Assembleia Municipal de 26 de Junho de 2006, onde afirmou que a população devia "correr à pedrada" os fiscais do Ministério do Ambiente.

Fernando Ruas disse aguardar serenamente o julgamento, lembrando que quando surgiu a polémica em torno das suas afirmações esclareceu de imediato que "falava em sentido figurado".

Segundo Fernando Ruas, "assiste-te todos os dias" a episódios idênticos nas Assembleias Municipais e de Freguesia e mesmo na Assembleia da República, que acontecem no "calor da discussão".

"Arranjem lá um grupo e corram-nos à pedrada" foi a afirmação do autarca que, posteriormente, ao justificar que falava em sentido figurado, até deu o exemplo da expressão do ex-seleccionador português de futebol "jogo do mata mata", que não significava que Scolari defendesse que "se matem os jogadores todos em campo".

O que motivou a polémica frase foram as frequentes queixas dos Presidentes de Junta sobre a actuação dos funcionários do Ministério do Ambiente.

No dia da Assembleia Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de Silgueiros, António Carlos Coelho, tinha voltado a acusar os Vigilantes da Natureza de "excesso de zelo" nuns casos e de não darem tratamento às situações realmente importantes.

O Presidente da Junta de Freguesia tinha sido confrontado com um processo de contra-ordenação levantado pelo Ministério do Ambiente, e posteriormente condenado, por ter colocado manilhas numa linha de água.

Fonte: Lusa

0 comentários:

Enviar um comentário