quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Leomil: alcateia de lobo-ibérico ameaçada por parque eólico

O último reduto do lobo ibérico a sul do Douro pode estar ameaçado pela construção de um parque eólico na zona onde vive a alcateia de Leomil, a mais importante e estável desta região do país.
“Pode ser um golpe muito grave para a população de lobos a sul do Douro”, alertou um dos investigadores que tem acompanhado esta alcateia nos últimos anos, frisando que “a construção deste parque eólico é um ataque ao seu último reduto”.

Em causa está a sobrevivência da alcateia de Leomil, que vive numa zona isolada, tranquila e quase sem acessos, que será radicalmente transformada com a instalação do Parque Eólico do Douro Sul, com 103 aerogeradores. Segundo os investigadores, a construção deste parque afectará “mais de 60 por cento do território da alcateia”, incluindo centros de actividade e o local de reprodução, o que pode colocar em causa a sua sobrevivência.

Esta alcateia, enquanto fonte de animais dispersantes, assume também relevância na manutenção da população de lobos na região, pelo que poderá ser também colocada em causa a sobrevivência de toda a população desta espécie a sul do Douro, que já se encontra “isolada e ameaçada”.

O lobo é uma espécie prioritária para a conservação segundo a Directiva Habitats, da União Europeia, além de estar classificado em Portugal como espécie ‘em perigo de extinção’. A legislação nacional proíbe o abate e a captura de lobos, mas também a destruição ou deterioração do seu habitat e a sua perturbação, nomeadamente durante o período de reprodução.

A população de lobos existente a sul do Douro é muito reduzida, apresenta um nível elevado de fragmentação e possui um pequeno efectivo reprodutor, pelo que se caracteriza por uma grande instabilidade populacional. A mais importante e estável alcateia desta região vive na Serra de Leomil, que, apesar de ser um dos últimos redutos do lobo, não possui qualquer estatuto especial de protecção.

Fonte: Diário Digital

1 comentários:

  • Sinceramente pensava que já não havia lobos a sul do DOuro, se assim for e nos tempos em que vivemos a manutenção da biodiversidade deve estar acima de qualquer situação pois sempre me ensinaram (mas tenho as minhas reservas) que o ser humano enquanto animal se auto designa como racional daí tem a obrigação de proteger os outros seres do Reino(animal)...incluindo claro está esse magnifico, soberbo, esplenderoso mamifero...cannis lupus signatus mais conhecido como lobo Ibérico....a bem das gerações vindouras

    6 de dezembro de 2009 às 02:19

Enviar um comentário