quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Algarve já tem 14 linces ibéricos no Centro de Silves

Quatro linces ibéricos chegaram terça-feira à noite a Silves para se juntarem aos 10 que já habitam no centro nacional de reprodução do Algarve, faltando dois exemplares para completar as 16 transferências da primeira fase.

"Fauno", "Foco", "Eucalipto" e "Drago" são os nomes dos quatro felinos machos que chegaram ao Algarve oriundos do Centro de Cria La Olivilla, um dos três centros da Andaluzia que participam no programa de conservação de lince-ibérico fora do habitat natural.

O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) adiantou em comunicado que "Fauno" e "Foco" fazem parte da ninhada de cativeiro de 2009, "Eucalipto" nasceu em 2008 e "Drago" em 2007, todos no Centro La Olivilla.

A equipa técnica, responsável agora por 14 linces-ibéricos, está incumbida de estimular os instintos naturais destes animais, como a caça, territorialidade e interacções sociais, assim como a manutenção de um ambiente livre de agitação artificial.

O primeiro lince ibérico - a fêmea "Azahar" - chegou ao centro nacional de reprodução em Silves dia 26 de Outubro, proveniente de Jerez de la Frontera.

Até 01 de Dezembro, deverá ficar concluída a primeira fase de transferência dos felinos mais ameaçados do mundo para Silves, com o centro português a ficar responsável por um total de 16 linces, segundo o ICNB.

O centro de Silves está equipado com um sistema de vídeovigilância que permite aos técnicos acompanhar o dia-a-dia dos linces 24 horas por dia.

Fonte: Diário de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário