O XV Congresso da Associação Ibérica de Limnologia (AIL), ciência que estuda as águas interiores, reúne nos Açores em 2010, para debater questões como o combate a espécies invasoras e a conservação de lagoas e zonas húmidas, foi hoje anunciado.
A reunião vai analisar o impacto a nível global das alterações climáticas no equilíbrio e preservação dos recursos hídricos, mas também abordará a situação específica dos ambientes insulares, revelou à Lusa fonte da Universidade dos Açores, entidade também envolvida na organização deste encontro científico.
O programa do congresso, que decorre de 5 a 9 de Junho, inclui sessões plenárias, onde serão discutidas e analisadas as novas técnicas e metodologias usadas pela Limnologia.
Os participantes vão também realizar visitas de investigação a várias zonas húmidas da ilha de S. Miguel.
Devido ao seu elevado grau de eutrofização (enriquecimento em nutrientes que ameaça a sua transformação em pântanos), as lagoas açorianas tem merecido particular atenção das autoridades regionais, que também têm promovido várias acções de combate a espécies invasoras que põem em perigo a sobrevivência da flora endémica do arquipélago.
Fonte: LUSA
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário