domingo, 15 de novembro de 2009

Grous estão a ser contados nos campos de Évora

A contagem de grous começou ontem em Évora. Portugal acolhe habitualmente seis mil destas aves migratórias, distribuídas por meia dúzia de locais de invernia.


O grou (Grus grus) costuma chegar a Portugal em meados de Novembro, sendo o Alentejo o local de eleição para passar o tempo frio. Durante esta época, a ave procura planícies de campos abertos, optando, no rigor do Inverno, pelos montados de azinho.

Esta espécie enfrenta vários tipos de perigo, desde a destruição dos seus habitat de alimentação e substituição por áreas agrícolas, a perturbação dos locais de dormida, até mesmo ao abate por caçadores furtivos.

Por ser uma espécie protegida, a sua presença tem sido importante em determinadas áreas do território português, pois tem sido possível definir e estabelecer os limites de zonas de protecção especial para aves (ZPE), integradas na rede de espaços protegidos da Europa.

A monitorização dos grous começou a realizar-se há já 20 anos, na altura por iniciativa de um grupo de jovens eborenses, autodenominado Vamos Conhecer a Natureza de Perto. Actualmente, o projecto encontra-se sob a alçada do Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Fonte: Diário de Notícias   Foto: Jiri Bohdal

0 comentários:

Enviar um comentário