quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

APGVN - Comunicado aos Vigilantes da Natureza!

A Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN) tem denunciado os constantes ataques efectuados ao longo dos anos, pelos sucessivos governos, aos Vigilantes da Natureza, que culminaram na incerteza que se vive neste momento no que diz respeito à continuação da profissão como carreira especial.
O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR) nunca demonstrou interesse em constituir um verdadeiro Corpo Nacional de Vigilantes da Natureza. Será que os responsáveis pelas diferentes entidades onde existem Vigilantes da Natureza não percebem que ao não apoiarem a profissão estão a destruir as suas próprias instituições, será que não entendem que se não tiverem uma força de fiscalização que pertença ao seu Ministério, não se justifica a existência de tantos serviços no MAOTDR.
Não se compreende que após 30 anos da constituição da profissão como carreira especial de protecção da natureza, o próprio MAOTDR nunca se tenha empenhado em que o seu corpo de fiscalização seja realmente eficaz. Passado tanto tempo ainda não sabem se vale a pena investir na profissão, a sua estratégia de deixar morrer a profissão através da não incorporação de novos elementos não tem tido o resultado esperado. Apesar do abandono e de tantos anos de desinvestimento ainda não conseguiram destruir nos Vigilantes da Natureza o seu espírito de missão e paixão pela profissão. Somos poucos, mas temos a certeza que a nossa profissão é necessária e muito útil para a defesa do ambiente, da conservação da natureza e da biodiversidade. Sabemos que somos necessários e úteis numa sociedade moderna e evoluída cujos responsáveis políticos deveriam ver na profissão a continuidade das suas politicas ambientais no terreno, infelizmente a realidade em vivemos não é a ideal, o que observamos é a aposta numa força de fiscalização militar que utiliza apenas a repressão e não a pedagogia, e o mais flagrante é que pertence a outro Ministério.
Para grande desilusão daqueles que desde a criação da profissão tudo fizeram para que nunca fosse levada a sério (porque o que pretendiam era mão-de-obra barata desqualificada), continuamos a lutar, porque temos um ideal e uma grande paixão pela Natureza. Prova disso temos o “Debate Nacional dos Vigilantes da Natureza” realizado no passado dia 12 de Dezembro, em Castelo Branco, donde saiu um Comunicado de Imprensa a denunciar o abandono de uma profissão que deveria ser encarada como imprescindível na defesa do ambiente. Na sequência do Comunicado de Imprensa recebemos a solicitação de uma reunião do Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, tendo ficado a mesma agendada para o dia 7 de Janeiro, das outras entidades com responsabilidades para com os Vigilantes da Natureza até ao momento só obtivemos silêncio.
Para quem necessita de estar permanentemente em contacto com a Natureza não existe profissão no mundo melhor que a nossa!
Merecemos que a nossa profissão seja respeitada pelas instituições que nos regem porque pela sociedade já somos!

Desejo a todos os apaixonados pela Natureza que o ano de 2010 seja o de concretização dos nossos sonhos!


Francisco Correia


Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza,
Apartado 1037 2711-801 Sintra

1 comentários:

  • Fico triste ao saber que 2009 termina desta forma para os Vigilantes. Tenho acompanhado o desenrolar de toda a vossa luta para a preservação da profissão. Ainda com esperança de ver as coisas mudar e de eu própria, como jovem defensora do ambiente e da fauna e flora, um dia poder vir a concorrer a um posto de Vigilante da Natureza, desejo a todos os Vigilantes um melhor ano 2010, em especial ao Vigilante Francisco, que com as suas palestras no NaturaObserva alertou-me para a importância da existência de tais serviços públicos de protecção da Natureza.

    31 de dezembro de 2009 às 18:02

Enviar um comentário