terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Em estudo sistema para evitar electrocussão de cegonhas


Investigadores da Universidade de Coimbra estão a experimentar, no Baixo Mondego, um sistema para desencorajar as cegonhas da nidificação em infra-estruturas eléctricas de média tensão que causam frequentemente a sua morte.

O sistema baseia-se numa tecnologia de origem norte-americana "adaptada para o efeito" pela equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), disse hoje à agência Lusa o catedrático Vítor Madeira.

"O equipamento foi adaptado pelo Instituto de Sistemas e Robótica e passou a ter controle remoto", acrescentou o docente.

Em comunicado, a FCTUC explica que o sistema "recorre a frequências sonoras audíveis (sons de aves) e sinais ultrassónicos (sons incomodativos para as aves, afastando-as), em sequência e tempos de intervalo aleatórios".

"A partir de gravações de sons naturais de diversas espécies de aves, entre as quais, pombos, falcões, estorninhos e gaivotas, o dispositivo emite alarmes em linguagem perceptível pelas aves. O sistema é monitorizado, remotamente e em tempo real, para efectuar alterações nos parâmetros funcionais, caso seja necessário", adianta a nota.

O projecto está a ser desenvolvido enquanto experiência-piloto em dois locais do Baixo Mondego, arredores de Coimbra.

A equipa planeia estender a experiência a outras zonas do país, devendo "instalar mais dez unidades em 2010", referiu Vítor Madeira.

"Numa fase posterior, o equipamento irá funcionar automaticamente, através da detecção das aves, por aproximação, sendo a imagem captada pelas câmaras instaladas nos apoios considerados como locais piloto", revelam os investigadores.

Financiado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o projecto, designado STORK - Sistema de Protecção para Avifauna - Cegonhas, foi encomendado pela Energias de Portugal (EDP).

O objectivo é desenvolver e experimentar, em linhas eléctricas aéreas de média tensão, "um sistema não invasivo para evitar a electrocussão da cegonha branca e garantir o bem-estar da espécie".

A aposta nesta tecnologia visa ainda "minimizar as consequentes interrupções na distribuição de energia eléctrica às populações.

O projecto envolve investigadores do Departamento de Ciências da Vida e do Instituto de Sistemas e Robótica da FCTUC.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário