terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Parque Natural do Douro Internacional sem Vigilantes da Natureza desde Outubro

O Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) está desde Outubro sem vigilantes e com falta de meios, entre os quais viaturas, que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) reconhece como sendo escassos.

Em resposta à agência Lusa, a presidência do ICNB afirmou que os meios disponíveis nesta Área Protegida “são francamente escassos, quer por ter deixado recentemente de ter vigilantes da natureza, quer devido às dificuldades logísticas relacionadas com o parque automóvel, necessário para a deslocação dos técnicos no âmbito das suas funções”.

Desde Outubro que o PNDI funciona sem qualquer vigilante para a totalidade da sua área de extensão - 120 quilómetros. Esta situação “dificulta a operacionalidade do ICNB no local”, refere este instituto.

Até Outubro de 2009, o parque esteve a funcionar apenas com um vigilante em part-time, e na totalidade da época de incêndios sem viaturas de primeira intervenção por falta de verbas.

O PNDI foi criado em Maio de 1998, que desde logo previu para o seu quadro de pessoal sete técnicos superiores e oito vigilantes da natureza, objectivo nunca alcançado e que inclusive tem vindo a ser afastado, com a situação actual de apenas quatro técnicos superiores e inexistência de vigilantes.

Confrontado pela Lusa com a situação desde finais de Novembro, o ICNB, que tem adiado a resposta, solicitou entretanto à tutela, “a abertura de um processo de recrutamento externo para reforço do corpo de vigilantes da natureza”, tendo obtido “resposta positiva, estando o processo em curso”.

Relativamente à aquisição de novas viaturas, acrescenta ainda, esperar “um reforço da actual frota em 2010, suportado pelo orçamento do ICNB e também através da cedência de viaturas no âmbito de projectos com financiamento europeu para a vigilância de incêndios”.

O território do Parque Natural do Douro Internacional abrange os municípios fronteiriços de Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro, no canhão dos rios Douro e Águeda que delimitam a fronteira com o “Parque Natural Arribes del Duero” criado em 2002 em território espanhol.

Os dois Parques formam no seu conjunto um dos maiores espaços protegidos da Europa, com uma superfície de 192.605 hectares.

Fonte: LUSA

0 comentários:

Enviar um comentário