segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Já começou junção de casais de lince-ibérico no centro de reprodução de Silves

O Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico (CNRLI), em Silves, começou na semana passada a juntar os quatro casais que vão participar nesta época de reprodução.

O Centro de Silves tem actualmente 16 cercados com 16 animais que chegaram às instalações na Herdade das Santinhas entre 26 de Outubro e 1 de Dezembro do ano passado. Destes, apenas oito foram escolhidos para emparelhamento, iniciado progressivamente durante a semana.

Os animais escolhidos têm os nomes de Azahar e Drago, Erica e Enebro, Era e Calabacín e Espiga e Daman. Estes dois últimos ainda não foram colocados no mesmo cercado.

"Foi um processo gradual ao longo da semana. Agora temos três pares juntos e prevemos juntar o quarto casal em breve", disse ao PÚBLICO Sandra Moutinho, assessora de imprensa do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). Os quatro casais foram escolhidos tendo em conta aspectos genéticos e de "química" entre os diferentes animais.

Segundo o instituto que tutela a conservação da natureza no Ministério do Ambiente, "tudo está a correr muito bem e os animais não apresentam sinais de stress".

Desta primeira tentativa, no entanto, não deverão resultar crias porque os animais chegaram há pouco tempo a Silves. "Não estamos à espera que nasçam crias já em 2010. Estamos apenas a promover uma interacção própria desta época do ano", que poderá durar cerca de mês e meio.

Os oito linces fazem parte do grupo ibérico de 54 animais que vão participar nesta época de reprodução desta espécie ameaçada de extinção, de acordo com o programa luso-espanhol de conservação.

Para a temporada reprodutora 2009-2010, entre Janeiro e Março, o programa ibérico de conservação ex-situ (ou seja, fora das zonas de distribuição natural) do lince-ibérico conta com 27 fêmeas com potencial reprodutor, distribuídas pelos centros de Silves, La Olivilla, El Acebuche e Zoo de Jerez de la Frontera.

A reprodução em cativeiro é uma solução de fim de linha para o felino mais ameaçado do planeta. Estima-se que existam hoje menos de 150 linces-ibéricos (Lynx pardinus).

O centro, com 156 hectares, é uma das peças do Plano de Acção para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal (2008-2012), previsto no diploma publicado em Diário da República a 6 de Maio de 2008.

A iniciativa resulta de uma medida de compensação pela construção da Barragem de Odelouca, imposta pela União Europeia. O centro de Silves é financiado pela empresa Águas do Algarve.

Fonte: Publico.pt

1 comentários:

Enviar um comentário