segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Monitorização das colónias de ardeídeos nos pauis do Baixo Mondego

Em Portugal, o Goraz Nycticorax nycticorax e a Garça-vermelha Ardea purpurea são espécies com estatuto de conservação Em Perigo, sendo a Garça-real Ardea cinerea uma espécie Pouco preocupante.

A monitorização da distribuição e do tamanho populacional do Goraz e da Garça-vermelha é fundamental para a sua conservação. Apesar de ser uma espécie comum, também se conhece pouco sobre o número de efectivos de Garça-real que nidificam a norte do rio Tejo. Neste estudo, actualizou-se o conhecimento da distribuição e tamanho das populações reprodutoras destas espécies nos pauis do Baixo Mondego (paul de Arzila, paul da Madriz e paul do Taipal). Em 2009, localizaram-se as colónias e procedeu-se ao recenseamento do número de casais através de uma procura dirigida de ninhos no terreno.

Foto: o Vigilante da Natureza, Paulo Tenreiro, monitorizando um dos ninhos de Garça-vermelha ou Imperial.

O efectivo reprodutor anual de Garça-vermelha foi de 136 casais distribuídos pelo paul do Taipal (82 casais), paul da Madriz (48 casais) e paul de Arzila (6 casais). O Goraz e a Garça-real nidificaram apenas no paul do Taipal com, respectivamente, 28 e 23 casais reprodutores.

Considerando que, nestes pauis e até 2002, o Goraz contava com uma única observação, a Garça-real era considerada invernante, utilizando os pauis como local de alimentação e dormitório, e o efectivo reprodutor de Garça-vermelha não ultrapassava os 10 casais, o acentuado crescimento populacional observado, principalmente no Taipal e na Madriz, demonstra a relevância actual do Baixo Mondego para a conservação e protecção das colónias de Goraz e de Garça-vermelha a nível regional e nacional.

Nota:
Ardeídeos - do latim "Árdea" que significa "garça". Dá-se o nome de "ardeídeos" às aves da Família "Ardeidae" (pertencendo esta à Ordem "Ciconiiformes"). Os ardeídeos são aves pernaltas, relativamente grandes, que têm os dedos unidos por uma pequena membrana. Geralmente, vivem em terrenos lodosos. Têm o pescoço comprido e bico forte comprimido lateralmente e de bordos cortantes. Alimentam-se de moluscos, insectos e vertebrados (ex. peixes). Fazem ninhos em árvores ou arbustos. Entre os ardeídeos contam-se as garça-real, vermelha, branca, boieira, o goraz, o abetouro, o papa-ratos e o garçote.

Fonte: ICNB Fotos: Paulo Tenreiro

0 comentários:

Enviar um comentário